Sobre a Instalação do Debian

Galera estou desenvolvendo um Firewall OpenSource e gostaria de Utilizar
como base deste a Distribuição GNU/Debian para isto gostaria da
colaboração de vcs, tenho algumas duvidas como:

1) Posso Utilizar a Base do Debian modificando a instalação deste?
2) Caso positivo, onde eu encontro a intalação deste ?
3) Gostaria de fazer uma nova instalação especifica para o Firewall que
desenvolvo, provalvelmente sera' em Portugues e para isto preciso
selecionar somente os pacotes que desejo tirando coisas como PPP, X,
etc..

agradeço a atenção de todos.

t+

FiremanX