Re: Usuário utilizar dial up...

Cheque se o grupo e as permissões de gravação no seu dispositivo do modem. Se ele for
/dev/ttyS15, as permissões dele deverão estar como:

crw-rw-r-- 1  root   dialout  blablabla  /dev/ttyS15

As permissões do grupo deverão ser de leitura/gravação (rw) para terem acesso completo
ao dispositivo (caso contrário o seu programa de discagem não poderá enviar (w) ou
receber os dados (r) do seu modem. Use o comando "chmod 774 /dev/ttyS15" para
dar estas permissões.

Depois de fazer isso, é interessante executar o comando
"dpkg-statoverride --add root dialout 0774 /dev/tty15" para que uma atualização
futura de pacotes não modifique as permissões atuais de sua instalação.