Re: Dúvidas de principiante

> Pessoal, sou um novato em Linux e principalmente em Debian, andei
> mexendo
> por curiosidade no RH e no Conectiva, mas me disseram que esta é a
> MELHOR
> distro que existe, então resolvi arriscar.
> Bem, mas tenho algumas dúvidas bem patéticas, gostaria até de pedir
> desculpas antecipadamente pelo nível das questões, mas é que são coisas
> que
> eu consegui fazer em outras distros e na Debian eu não estou conseguindo

ok, sem problemas, estamos aqui pra isso =8)
por isso lhe indico: www.metainfo.org/focalinux/
www.google.com
www.linuxdoc.org
www.olinux.com.br
www.cipsga.org.br
debian-br.cipsga.org.br
=8)

> 1) como faço para dar boot dual (linux/win), já alterei o meu lilo.conf,
> mas
> ele só dá boot pela opção default, ou seja, se eu defino default=linux,
> ele
> só entra no linux, se eu defino =win, ele so entra no win !!!

você tem que alterar alguns parametro no seu lilo.conf
no começo do arquivo você tem que por o parametro:
'prompt'
assim sem nada...
o parametro 'delay' seguido de '=nnn' pode setar o tempo em que o prompt de
boot vai esperar pelos parametros que você vai passar no momento do boot.
(onde nnn eh o tempo em milisegundos)

> 2) só estou com o sistema base instalado, qdo entro no dselect e dou um
> install, o sistema me retorna um msg dizendo que há um problema com a
> configuração do meu apt !!! se eu não me engano ele está assim:
> deb cdrom: [] /unstable xxx xxx xxx non-us main
> (não lembro exatamente como está, mas o que me chamou a atenção foram
> as
> palavras sem uma separação (/ ou , ou :, sei lá ))

nesse caso eu sugiro que você vá até /etc/apt/sources.list, edite-o
e retire a linha que contem 'deb cdrom', pode usar o editor ae para tanto...
logo depois como usuário root, você executa:
# apt-cdrom add
depois de:
# apt-get update
e pronto pode voltar a usar o seu dselect sem problemas, eu particularmente
sugeriria não usar o dselect (nao gosto muito), pode tentar outra alternativa
como o tasksel (# tasksel) ou ainda usar algumas funcionalidades do apt
para te ajudar($ man apt).

um abraço, consulte as urls q eu te passei ok =8)

| André Luiz de Oliveira              |
| Debian GNU/Linuxer                  |
| Solvo S/A - Serv. de Missão Crítica |
| - andre.oliveira@solvo.com.br       |