Dúvidas de principiante

Pessoal, sou um novato em Linux e principalmente em Debian, andei mexendo
por curiosidade no RH e no Conectiva, mas me disseram que esta é a MELHOR
distro que existe, então resolvi arriscar.
Bem, mas tenho algumas dúvidas bem patéticas, gostaria até de pedir
desculpas antecipadamente pelo nível das questões, mas é que são coisas que
eu consegui fazer em outras distros e na Debian eu não estou conseguindo ...

1) como faço para dar boot dual (linux/win), já alterei o meu lilo.conf, mas
ele só dá boot pela opção default, ou seja, se eu defino default=linux, ele
só entra no linux, se eu defino =win, ele so entra no win !!!

2) só estou com o sistema base instalado, qdo entro no dselect e dou um
install, o sistema me retorna um msg dizendo que há um problema com a
configuração do meu apt !!! se eu não me engano ele está assim:
deb cdrom: [] /unstable xxx xxx xxx non-us main
(não lembro exatamente como está, mas o que me chamou a atenção foram as
palavras sem uma separação (/ ou , ou :, sei lá ))

bem, estas são as dúvidas iniciais, depois que eu conseguir instalar o resto
dos pacotes com certeza terei mais !!!

[]´s
Marcelo.