Esquema de autenticacao

Pessoal,

Alguem saberia me dizer qual eh o melhor esquema para permitir autenticacao/autorizacao de forma integrada. Eu utilizo por exemplo varias senhas, uma pra cada tipo de servidor, pop3, ftp server, web server, samba, etc. Gostaria de ter uma senha unica para cada usuario e atraves de algum esquema autorizar ele acessar o que a ele for autorizado.

Estava pensando em Servidor + Ldap + SSL.

Conhecem uma forma mais segura e com menos dor de cabeca para se fazer isso?

Gostaria de trocar ideia com quem esta pensando em fazer isso tb, ou tem uma solucao parecida.

Meu uin eh 10134596

Abracos!