Re: Analises

On Sun, Oct 21, 2001 at 10:16:06PM +0000, Marcio Roberto Teixeira wrote:
> Olá "midstein"!

	Não, não é tudo igual. A Debian:

	1) É a mais aderente a filosofia do software livre. Não é uma
	empresa, não visa lucros, e não tá nem aí pro que acham dela,
	hehehe. Independência, visando qualidade, sacou?

	2) Estamos convencidos de que esse é o melhor sistema de
	empacotamento que há. Você pode deixar seu computador rodando
	sábado para domingo para pegar 100Mb de software. No dia seguinte,
	você aperta "enter" e todos os programas são instalados
	"automagicamente!". Sem dependências quebradas (exceto se houver
	um bug, o que é exceção da exceção).
	Experimente fazer isso num sistema RedHat: receba aquelas
	mensagens: "ôpa! faltou a biblioteca sghwaewewe-1.020.034". Aí
	você instala ela e o sistema acusa: "ôpa! agora falta a
	eeieieaaa-2.323.443", Etc, etc...É um inferno, eu usei e agora
	vejo que era um inferno.
	É tão bom que a Conectiva e a Mandrake o copiaram - mal, porque como
	disse o próprio Kojima que adaptou "tudo no sistema rpm parece
	feito para difcultar o uso do apt". Mas, enfim, a gente se orgulha
	de sermos copiados.
	Aliás, estamos convencidos de que essa é a melhor distribuição que
	há!

	3) Tem muuuuuuitos pacotes na Debian: beirando os 4000, no potato.
	Tudo o que tiver nas outras, que gostam de dizer que tem "pacotes."
	Além do que, é possível instalar pacotes rpm, caso esteja algum
	faltando.

	4) É feita __por você__, mesmo quando você não sabe muita coisa,
	mas "dá uma mãozinha!". Pode bem ser o pulo-do-gato que faltava
	para o modem de alguém funcionar, por exemplo. E se você for
	__bom__ vira um desenvolvedor, como os caras desta lista, depois
	de passar por uma saraivada de perguntas cruéis (o vestibular da
	Debian) tipo "qual é a seqüência de teclas para fazer sua tela
	piscar três vezes e ouvir um arroto no terminal?", ou "qual é a
	função do arquivo tal-e-qual".
	Se você for um bom programador, vai poder contribuir com o seu
	programa ou o seu patch.

	5) Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul, o grupo local de
	usuários se reúne para encher a cara e ficar falando coisas tipo
	"meeeeeu, tu te lembra daqueles terminas de fósforo verde?!!!!!!",
	com aquelas camisetas pretas com uma espiral, sabe? Bem legal!

    Experimente!
	[ ]s
	Henry