Erro ao tentar usar apt var/lib/dpkg/available corrompido?

     Oi pessoal. Primeira mensagem pra lista e ja um problema pra vcs :)

     Uma falta de energia durante um apt-get update teve consequencias
funestas para mim. Agora toda vez que eu tento atualizar qualquer pacote, da
o seguinte erro: "dpkg: erro de parse, no arquivo /var/lib/dpkg/available,
proximo a linha 2601 pacote file:
valor para campo status nao permitido nesse contexto"
     Realmente nessa linha 2601 tem "Status: install ok installed" entre o
nome do pacote e a prioridade.
     Alguem com mais esperiencia no apt sabe me dizer como gerar novamente es-
se arquivo? Eu tinha a impressao que ela era a descricao dos pacotes e que um
apt-get update faria isso mas nao funcionou.
     Eu tenho a opcao de manualmente tirar essa linha de status mas nao sei se
outro erro foi introduzido nesse arquivo e prefiro trabalhar seguro sabendo
o  que estou fazendo.
     Agradeco qualquer sugestao.

     Jorge Horta de Araujo
     Fortaleza CE