Re: /etc/fstab

Pedro Zorzenon Neto wrote:

> Não é certeza, mas acho que é isso:
>
> como ela está marcada como 'auto' então, a partição é montada no boot.
> e como partições 'vfat' não tem controle de usuarios, então o micro coloca
> ela inteira como 'rw' para o usuario que montou ela, ou seja, o root.
>
> se voce trocar o 'auto' por 'noauto' então ela não será montada no boot, mas
> qualquer usuario poderá montar ela com um 'mount /mnt/msdos' e usá-la como rw.
>
>    Abraços
>    Pedro

E isso mesmo, mas um jeito de montar uma particao dos no boot e com
permissao de rw para todos os usuarios e usar o umask:

Vejam como esta o meu /etc/fstab:

/dev/hdb5  /fat  vfat  auto,user,uid=504,gid=100,umask=000  0  0

A particao que tenho e uma area do segundo hd em fat para servir de
espaco comum. Quando eu tenho que trocar arquivos grandes entre minha
maquina em casa e as maquinas windows do trampo eu uso esta particao. Da
forma como esta esta linha no fstab a particao fat e montada
automaticamente com permissao de escrita para mim, que sou o usuario
comum, sem a necessidade de eu, que sou o root, me dar ao trabalho de
fazer as gravacoes na particao.

Mesmo em uma maquina com muitos usuarios esta opcao dara certo, pois o
uid 504 remete ao grupo users.

[]'s
*         Marcio China         * Empresa de Informatica e Informacao*
*   GNU/Linux user nº 186538   *  de Belo Horizonte - Prodabel S/A  *
*       china@pbh.gov.br       *    Diretoria de Infraestrutura     *
*		 Slackware 8.0 - Debian 2.2                         *
*	  Valorize seu imposto. Use software livre!                 *
Mensagem em texto simples propositalmente sem acentos.