Conexao com o postgresql

Ola pessoal da lista, estou tentando configurar o postgresql aq na minha maquina e recebo a seguinte mensagem qundo tento acessar o banco de dados criado na instalacao o 'template1'.

" Postgesql error message: Connection to database failed missing or erroneous pg_hba.conf file, see postmaster log for details". Estou tentando acessar o BD com o usuario postgres, depois de instalar o postgresql ja alterei a senha do usuario mas mesmo assim nao adiantou. Algum tem alguma dica para me ajudar? Será alguma linha no arquivo /etc/postgresql/pg_hba.conf?

Agradeco a atencao de todos.

Obrigado

Daniel Quintao