Acentuacao no Potate

Ola pessoal,

   Nao estou conseguindo configurar meu Potate para ecentuar corretamente
com meu teclado, que e um daquele manjadissimos US com suporte a acentos.
   Tenho que instalar algum pacote especifico ? Onde encontro ele ?
   Outra coisa tambem, quando vou abrir um arquivo texto que tem
caracteres acentuados com o vi, ou o emacs os carecteres acentuados sao
mostrados como codigo. o engracao e que se eu der um $cat arq.txt | more
aparece normal, mas $cat arq.txt | less ja nao da certo tambem.

  Nao sei se forneci todas informacoes necessarias, se faltar mais alguma
me perguntem. E me desculpem o texto sem acento. :)

Grato

Alexandro Dias de Almeida
alexlmd@sdf.lonestar.org
http://www.sdf.lonestar.org/~alexlmd/