Re: Duvida sobre IPMASQ

On Wed, 26 Sep 2001, Pedro Zorzenon Neto wrote:

> Acho que o mais correto é adicionar o nameserver do seu provedor em todos
> os clientes e desinstalar o bind do seu servidor.

Depende do que você quer que aconteça. Máquinas Unix geram um bocado de
tráfego de DNS.  Na maioria das vezes, o uso de um cache de DNS antes do
uplink lento para o provedor (lento = qualquer coisa menor que 10Mbit/s)
melhora a performance de forma bem sensível.

Outra alternativa é utilizar o daemon cache do name-server-switch da libc
2.4, mas isso só é solução para uma máquina Unix e não ajuda as máquinas
Windows

Propague o IP do cache DNS pelo DHCP que as máquinas passam então a
utilizá-lo. E é claro, configure seu DNS cache para tentar primeiro/sempre
pedir pro DNS do provedor a informação (forward first ou forward only no
Bind, com forwarders setada para os DNS do provedor).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond