Re: X remoto

Bom/boa   dia/tarde/noite

	Agora sim, a coisa funciona ... agradeço ao Pedro Zorzenon,
ao KOV e ao Rafael.  Para que fique arquivado na memória da lista
vou tentar fazer o sumário de como a coisa foi resolvida:

(1) Pelas salas de cá algumas máquinas com Debian não ofereciam o
serviço X para ser possível rodar um programa gráfico
remotamente com a  dupla:

Na máquina local:    xhost   nome.domínio_da_máquina_remota
	por exemplo:  $ xhost  bush.if.usp.br

Na máquina  remota, em BASH, depois de abrir uma sessão ssh:
 export DISPLAY=nome_máquina_local:d.t
	por exemplo:  $ export DISPLAY=binladen.if.usp.br:0.0

onde d.t significa o número do display e t o número da tela. Em geral
o display que voce acessa com Ctrl-Alt-F7 é o display 0 (zero) ,
com Ctrl-Alt-F8 é o display 1 (um) e assim em frente -  o XFree
possibilita várias sessões concorrentes. Voce pode iniciar uma sessão X
no display dois com startx -- :2    ou então uma sessão X crua com
xinit -- :2  por exemplo, e voce pode acessar o display 2 com
Ctrl-Alt-F9.

 No exemplo  bush/binladen  acima, um programa X rodando em bush
 tem sua interface gráfica disponível na máquina local binladen para o
usuário que abriu a sessão ssh.

O usuário pode visualizar  um programa gráfico rodando em uma
máquina remota pois a sua máquina local passa ser
a servidora de serviços gráficos para o programa remoto. A variável
DISPLAY indica para onde o programa deve canalizar as suas
necessidades gráficas (tela,mouse,teclado).
Outra maneira de fazer a coisa é utilizar a opçao -display
em um program X remoto, por exemplo:

$xedit -display  binladen.if.usp.br:0.0

Para não ocorrer permissividade,
a máquina remota deve ser primeiramente acrescentada na lista de
permissão de acesso do servidor X local  com o programa xhost.

(2)No meu caso,  as máquinas sem X que não funcionavam
remotamente  possuem  KDM instaladado  - o gerenciador de login gráfico
do KDE.  Na maioria das distribuições o serviço X remoto fica
habilitdado como padrão. Se não me engano na distribuição Debian no
momento da instalação do pacote xdm ou kdm um script instalador
pergunta ao gerente se é para deixar habilitado o serviço X  na rede.
Se  o gerente escolher para não habilitar,  os usuários da máquina não
poderão rodar programas gráficos que estão em outras máquinas X.

(3) No caso de máquina Potato com KDM 2.2.1 instalado,
o XFree pode ser reabilitado para trabalhar em rede (via tcp) com a
retirada  da opção:
    -nolisten tcp
em linhas do  arquivo    /etc/X11/kdm/Xservers

No meu caso foi suficiente.

Para descobrir que era em /etc/X11/kdm/Xservers
eu segui a sugestão do Kov - voce pode verificar
em que arquivo de configuração estão  os
 -nolisten tcp
com:
rgrep -i listen /etc/X11

 e segundo o Rafael:

>Edite o arquivo /etc/X11/xinit/xserverrc
>e remova a opção "-nolistentcp",
>caso vc não esteja usando nenhum "display manager" como o xdm, kdm e
>gdm.

como sugerido inicialmente pelo Pedro Zorzenon.

Esperando que as informações acima sejam úteis  para
a enorme quantidade de futuros novos usuários Debian
que irão garimpar a lista,   subscrevo,
sem garantir que todas as informaçoes acima
estejam totalmente corretas.

Odair