Re: problema com o WvDIAL

On Mon, Sep 24, 2001 at 01:23:44PM -0300, Gustavo Noronha Silva wrote:

> é uma "cessão de direitos", que o dono do programa faz para que os outros
> possam se aproveitar deles... suid significa que o programa é executado
> como root, independente de quem o chama...
>
> chmod +s /usr/bin/pppd

nem sempre como root... acho que o Kov falou como root somente para simplificar.

Mas se eu faço o seguinte:

 $ chmod +rx /home/pzn/teste.sh
 $ chmod +s /home/pzn/teste.sh

então todos os usuarios poderão executar o meu script teste.sh e,
mesmo que seja o usuario jose que executar, o programa mudará para o usuario
pzn, executará e voltará para o usuario jose.

isso é útil quando o programa deve estar disponível para todos os usuarios, mas
devido a algumas restrições, somente pode rodar como um usuario especifico.

o pacote "avrprog" é um exemplo. Por ele ter um hardware conectado ao PC, ele
precisa escrever e ler em alguns endereços de I/O que somente o root tem
permissão. Então ele roda com setuid. Assim, qualquer usuario poderá roda-lo.

outra alternativa para o setuid é o "sudo". dependendo do caso, um deles será
melhor.

  Abraços
  Pedro