Re: Linguagem de programacao (Banco de Dados)

Eu criei uma biblioteca pra quebrar um galho no acesso a banco de dados em C.
Uso em meus projetos e vocês já sabem (GTK DBC). A Documentação ainda não foi
providenciada mas quem quiser me contatar diretamente sobre como utilizar...
A biblioteca funciona da seguinte forma: São três classes GTK+ (GtkDBDriver,
GtkDBQuery e GtkDBForm). Uma acessa o driver e conecta com o banco de dados,
outra executa e armazena resultados SQL (SQL nativo passado pro driver que é
passado pro servidor de banco de dados) e o outro dá acesso aos dados pelos
componentes do GTK+. Criei um driver pra PostgreSQL e outro pra MySQL.
Pretendo depois criar um pra ODBC e outro pra InterBase, e estou portando pra
Windows com o mingw. Em http://feiraba.virtualave.net vocês podem pegar o
fonte, e em breve disponibilizarei documentação, mas antes devo trabalhar no
porte pra Windows com fontes e binários pré-compilados pra facilitar as
coisas. Já disponibilizei os binários .deb pra potato no site.

Estou criando os programas com auxílio do Glade, libglade (pra carregar os
forms em tempo de rodagem) e GTK DBC pra acessar os dados.
Talvêz vocês se perguntem porque criar algo assim já que existem tantas
opções, mas tantas opções não serviram pra mim então resolvi criar o GTK DBC.
Como só eu desenvolvo a biblioteca então preciso da ajuda de desenvolvedores
pra certificarem a funcionalidade das funções e revisões no código, já que
somos uma comunidade.

Pretendo resolver os problemas acima pra logo depois criar duas ferramentas,
sendo uma pra Acesso e gerenciamento de Banco de Dados de forma independente
e outra pra criação e integração de formulários do Glade pra geração de
código fonte automático fazendo um RAD com Glade+libglade+GTK DBC+Gerenciador
de Dados+Ambiente Gerador de Código.

O Kov já deu uma olhada, mas acredito que isso possa crescer e um projeto
desse coordenado por brasileiros seria muito bom.

Tenho um software grande aqui funcionando perfeitamente, mas tenho uma
preocupação especial quanto ao aproveitamento de memória.

Quando estiver disponível a documentação colocarei manuais de como
desenvolver mais eficientemente com as ferramentas mencionadas.

GTK DBC acessa os widgets derivados de GtkEntry e GtkCheckButton e atualmente
não tem acesso a campos BLOB Binários e não tem mecanismos pra gerenciar
Tabelas Mestre/Filho e esquema lookup como no Delphi, mas espero que a ajuda
de vocês possa melhorar esse panorama. A criação de mecanismos pra acesso
lookup e gerenciamento Mestre/Filho estão dentro dos meus planos.
GTK DBC não faz diferenciação entre os tipos de dados SQL e trata todos os
dados como Strings já que são passados via SQL pros drivers e enviados pros
servidores de banco de dados.

Desculpem a mensagem longa, mas creio que isso ajude muita gente.