Re: configuracao de rota estatica

Olah!

Em Ter 18 Set 2001 10:15, Rodrigo Gruppelli escreveu:
| Senhores, como eu configuro uma rota estatica no debian?
| Criei um arquivo S99local no /etc/rc2.d e coloquei o comando do
| route (route add -net blablabla netmask blablabla...), mas essa
| solucao eh meio porca neh :).. Quero um troc(ss)o gabarito :)

	Bah! Meio porca? Ela eh completamente porca!! :-)

	A maneira correta de fazer isso eh mexer no arquivo
/etc/network/interfaces. Veja o meu:
-----------------------------------
(...)
iface eth1 inet static
      address <meu _ip>
      network <ip_da_rede>
      netmask <netmask>
      broadcast <ip_do_broadcast>
      -allmulti
      up route add default gw <ip_do_gateway>
      down route del default gw <ip_do_gateway>
(...)
-------------------------------------

	Dessa forma, na inicializacao, quando o script
/etc/init.d/networking eh executado, todas as interfaces contidas no
arquivo /etc/network/interfaces serão inicializadas.
	No terminal, quando por qq motivo precisar reiniciar a rede vc pode:
bash# /etc/init.d/networking restart
	Ou, se vc quiser derrubar somente uma interface e reinicializa-la:
bash# ifdown eth1
bash# ifup eth1

	O arquivo /etc/network/interfaces eh uma otima maneira de resolver
esse problema. Vale lembrar que um "man interfaces" eh indispensavel
para melhor utiliza-lo (inclusive para programar interfaces
alternativas, como uma ppp0 para quanto a LAN estiver fora do ar).
	(KoV... que tal escrever uma seção sobre o /etc/network/interfaces
no guia pratico?)

	[]s

	Pablo

--