Solução personalizada para irc

Oi Pessoal,

   Preciso de uma solução personalizada para uso do irc.

   Um amigo quer conectar no canal #debian-br e acontece o seguinte:

   A rede interna da empresa que ele trabalha somente permite acesso a
rede externa via proxy. somente portas 80 (http) e 20/21 (ftp) a além disso
somente via proxy. Nenhuma porta a mais. nem ping para um endereço externo.

   Existe algum software cgi/php/java/... que posso instalar em um micro
(pode ser até no meu mesmo) para ele usar um "irc emulado" via página web?

     Abraços
     Pedro