Conexão via ssh ou telnet: problemas com firewall ou speedy

Depois de longo inverno, consegui convencer o povo da empresa a instalar uma máquina linux para firewall (Debian, claro!). Como em casa eu jah tenho uma pequena rede com 3 maquinas, sendo uma um 486 para firewall, nao tive dificuldades para configurar a da empresa. Agora, a surpresa: quando tento me logar remotamente via conexão discada com qualquer provedor, seja via Windows (TeraTerm-SSH) ou linux, tudo blz! Mas qdo tento me conectar aqui de casa, tanto da maquina rodando linux, quanto windows, o ssh me reporta:

ssh_exchange_identification: Connection closed by remote host

O telnet simplesmente diz que a conexão foi recusada pelo host. E daí ? Eu me lembro de ter me conectado via ssh em outros hosts remotos, mas nao me lembro se foi qdo jah tinha o speedy instalado....

Sugestoes ?

Vinicius