Re: Placa de Som Cm8330

> Eu estou precisando ...
Ok vou ajudar!

> eu inseri no kernel os módulos ad1848 e apl3 ... só que continua sem funcionar ... e aí .. qual é o pulo do gato ??
Hehe! O pulo do gato é o seguinte, primeiro certifique-se que sua placa não a CMI 8330 pci, para isso lembre-se do driver que utilizou no windows se não havia nada relacionado com pci não se preocupe.
Depois instale os módulos ad1848, mpu401 e sb.
Depois edite o arquivo /etc/modules.conf com as seguintes linhas:

alias sound ad1848
alias sound sb
options sb io=0x220 irq=5 dma=1 dma16=5
alias midi mpu401
options mpu401 io=0x330 irq=9
options ad1848 io=0x530 irq=11 dma=0,0

Para facilitar pegue a configuração que o seu windows tá utilizando (se tiver windows utilizando ela, se não use essa que eh a mais padrão)

Depois faça uma cópia do seu /etc/isapnp.conf para um isapnp.bkp por exemplo soh prah garantir.

use o pnpdump para gerar a listagem dos dispositivos PnP do seu micro:
# pnpdump > /etc/isapnp.conf

# (DEBUG)
(READPORT 0x0273)
(ISOLATE PRESERVE)
(IDENTIFY *)
(VERBOSITY 2)
(CONFLICT (IO FATAL)(IRQ FATAL)(DMA FATAL)(MEM FATAL)) # or WARNING

# Card 1: (serial identifier 8d 01 00 01 00 01 00 a9 0d)
# Vendor Id CMI0001, Serial Number 16777472, checksum 0x8D.
# Version 1.0, Vendor version 0.0
# ANSI string -->CMI8330/C3D Audio Adapter<--
#
# Logical device id @@@0001
#     Device supports vendor reserved register @ 0x3b
#     Device supports vendor reserved register @ 0x3d
#     Device supports vendor reserved register @ 0x3e
#     Device supports vendor reserved register @ 0x3f
#
# Edit the entries below to uncomment out the configuration required.
# Note that only the first value of any range is given, this may be changed if required
# Don't forget to uncomment the activate (ACT Y) when happy
(CONFIGURE CMI0001/16777472 (LD 0

# Multiple choice time, choose one only !

#     Start dependent functions: priority preferred
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0530
#             Maximum IO base address 0x0530
#             IO base alignment 1 bytes
#             Number of IO addresses required: 8
(IO 0 (SIZE 8) (BASE 0x0530))
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0388
#             Maximum IO base address 0x0388
#             IO base alignment 1 bytes
#             Number of IO addresses required: 8
(IO 1 (SIZE 8) (BASE 0x0388))
#       IRQ 11.
#             High true, edge sensitive interrupt (by default)
(INT 0 (IRQ 11 (MODE +E)))
#       First DMA channel 0.
#             8 bit DMA only

E assim por diante, repare que nesse exemplo eu já descomentei conforme a minha placa, bem não entendeu? Vou explicar.
Essa eh a relação de disposivos PnP que vc possui, cada um deles podem assumir várias configurações diferentes, porém, normalmente, apenas uma é a correta. (Geralmente a que o Windows está utilizando). Portanto de posse da configuração da sua placa (Dispositivos, IRQs, Endereço de Memória, DMA, etc) vc poderá configurar facilmente sua placa.
Observe o seguinte:
Cada vez que aparecer: CONFIGURE CMI0001/16777472 (LD 0
Eh pq um novo dispositivo está começando a ser configurado, e abaixo segue todas as possibilidades comentadas, e vc vai descomentando conforme sua placa, por exemplo, eu descomentei (IO 0 (SIZE 8) (BASE 0x0530)) pq eu sei que minha placa utiliza o endereço 0x530 pois olhei no windows. Pode parecer confuso no ínicio mas até que eh simples se basear-se pelo windows ou tiver cada um dos endereços e IRQS de cada dispositivo.
Só para lembrar você precisará desses endereços e dispositivos (módulos) para configurar o modules.conf

E outra coisinha, caso outro componente PnP seu deixe de funcionar compare o backup do isapnp.conf que vc fez com o que vc editou, vc pode ter esquecido algo.

Espero ter ajudado vc e outras pessoas que possuam dificuldade no assunto.

E ao KoV quero dizer que acho que este tópico seria bastante interessante de ser abordado no Manual Desktop

E como eu disse estou aprendendo cada dia mais isso aqui!

Um abraço

<--
Douglas Silvio Correa
Tecnico em Telecomunicacoes (Formado: CEFET-PR 07/2001)
Siemens Information and Comunication
Fones: +55 41 217-3920 / +55 41 9183-4859
email: douglas.correa@uol.com.br
op3497@siemens.com.br
"Sou catolico e voce" -->