Re: (linux-br) Faculdade de Sistema de Informações (OFF Topic )

Bem, para começar, gostaria de me identificar como um aluno de um curso de graduação de Bacharelado
em Sistemas de Informação em uma das "universidades" públicas (Unesp).

O meu campus é o de Bauru e pelo que sei somos o primeiro curso de graduação do Brasil (o que torna o fato ainda mais no mínimo 'engraçado'). Gente, sendo sincero com vocês, um curso de Sistemas de Informação é um curso complexo, e exige uma capacidade de coordenação igualmente complexa, por parte de seus responsáveis.

Só, que o nosso quadro (cursos de informática ruins) é que somos 'adestrados' por professores, que em sua maioria, são os chamados de 'pelegos', ou seja, aqueles que se deram mal no mercado e vieram trabalhar no meio acadêmico.

Acredito que isso seja uns dos principais obstáculos para se obter um curso acadêmico de informática decente. E por que? porque tais professores possuem uma forte cultura influenciada pelo *mercado* e não por aqueles que deveriam ser seus grandes inspiradores, como Andrew S. Tenenbaum, Richard Stevens, Rubens Q. Almeida, Edsger Djikstra e outros..., prejuízo para o aluno é a consequência, pois este sim, inocente e iludido, ruma ao meio acadêmico em busca de uma educação bem fundamentada e profunda para a tão encantadora área que escolheu, e ao chegar lá se depara com uma tela azul =8/

Felizmente esso não é o retrato de todas as universidades públicas brasileiras, há menos de 150Km de distância do meu campus, existe um outro (Rio Preto) onde os sistemas de computacionais são realmente estudados, aliás esse pessoal possui um projeto interessantíssimo (pena que ainda não possui uma licença livre): um IDS adapitativo que faz sua analize em rede neural, http://www.acme-ids.org.

Adorei, a colocação dos assinantes em relação a postura inadequada de "faculdades", que seguem tendências de mercado, isso me faz lembrar uma frase da primeira aula do meu atual coordenador de curso: "Vocês estão aqui para serem treinados para o mercado de trabalho, vocês tem que sair daqui prontinhos para irem direto para a empresa" (acreditam???). E rapaz que começou esse tópico: não se preocupe, você não está sozinho! =8(se é que isso serve de consolo =8)

Concluindo, o grande problema dos cursos de má qualidade chama-se: Professores.

André Luiz de Oliveira

andre@fc.unesp.br

Sistemas de Informação - Unesp

sempre em: