Re: interface para dselect

On Fri, 27 Jul 2001 19:59:23 -0300
"Luciane de Souza Gomes" <luciane@durand.com.br> wrote:

> [...]
> pelo menos para quem nunca o viu antes... tipo, nao ha um "front-end" para o
> dselect? ou outra forma de configurar os pacotes do debian? ate agora nao
> sei exatamente que programas estao no meu sistema... :-)
>
> p.ex., procurei os sources do kernel em /usr/src, /usr/local/src, e nada...
> ai pretendia colocar os sources para poder recompilar o kernel... e ai parei
> no dselect!... nao ha nada como uma selecao por categorias, semelhante ao
> slackware, p.ex.?
>
> alguem ai me de uma forca, por favor... :-)
>
> obrigado pela atencao e espero em breve poder colaborar com outros

Eu já senti a mesma dificuldade de vc. Um lugar q tem uma apostila (ou documentação) muito boa é o http://debian-br.sourceforge.net .
lá tem a seçào de documentação e tem uma feita por kov. Kov, muito boa aquela apostila. existem muitos comandos para instalar, reinstalar, remover, listar etc. os mais usados são:
apt-get install [nome do pacote]   <- instalar
Ex: apt-get install sylpheed

apt-get install --reinstall [ nome do pacote]   <- reinstalar
Ex: apt-get install --reinstall sylpheed

apt-cache search [nome do pacote] <- procurar algum pacote existente no debian, não os instalados
Ex: apt-cache search sylpheed (ele vai te mostrar os pacote e qq informação q envolva o sylpheed)

dpkg -l |grep [string do pacote] <- procurar algum pacote instalado na sua máquina
ex: dpkg -l |grep sylpheed

dpkg -i [nome do pacote] <- tb instalar o pacote
Ex: dpkg -i sylpheed

dpkg -r [nome do pacote <-remover o pacote
Ex: dpkg -r sylpheed

Vale muito a pena dar uma conferida neste site e sempre q houver alguma dúvida, procure em alguma documentação e depois, caso realmente não encontre solução, pode escrever aki pra lista.

Ah! seja bem vinda. ;)