configuracao gnome

Oi pessoal,

Ainda estou tentando configurar o gnome, ou seja aparece o icone so que o mouse
nao movimenta fica o  (x) no meio da tela. ja coloquei os ttyS (0 ate 3) e nao funcionou.
adquiri este linux debian em revista arquivo linux greep.
tambem ate agora nao consegui configurar o modem motorola hsp 56 speakfone

estou ansioso para testar o sistema grafico e entrar na internet via linux, que abandonar
rwindow$

por favor detalhe o maximo possivel, ja tenho algum meses que instalei linux, soh que devido
o trabalho estou estudando o sistema somente a noite, ainda me considero leigo. apesar de
conhecer moderadamente o sistema.

aguardo ajuda pessoal

Carlúcio