RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

	Concordamos em todos os pontos. Só que para um usuário um pouco mais
avançado (o que sabe mandar um attach pelo Outlook e salvar documentos do
Word sem ser na pasta Meus documentos :))) o Debian é mais difícil de
instalar que outras distros. E esse primeiro contato (que é a instalação)
que vai determinar a impressão que o usuário tem. E nesse ponto a Debian é
mais difícil (eu acho). É claro que isso é função de uma política mais bem
implementada, mas é fato. Acredito que é uma balança: de um lado está a
facilidade de uso/instalação, de outro a consistência do sistema como um
todo. E um UNIX nunca será tão fácil administrar quanto um MacOS (que não
tem que administrar nada), ou Windows 9x (que por mais que se queira
administrar, não se administra). O que temos que fazer, e acho legal a
movimentação aqui na lista é a criação de documentação, que além de explicar
de forma simples como fazer, mostre também o porquê. Dessa forma criaremos
usuários que com o tempo saberão se virar sozinhos e não serão meros
dispositivos entre a cadeira e o teclado que causam conflitos com todo o
resta da máquina (conheço vários assim)

> *meio*?? você está sendo bonzinho... a rdl é a única que eu acho que
> salva... hehehe... mesmo assim seria bom uma revisãosinha dos textos
> por alguém que saiba do que tá falando...

	Falei dessa forma por educação :)))

> usuários leigos não deviam administrar (leia-se, inclusive, instalar...)
> sistemas... somente usar...

	O problema é que *alguém* tem que instalar... e administrar... Isso
é meio complicado. Por isso que eu acho que o Linux (e agora eu não quero
falar GNU) tem muito que caminhar até se tornar algo user-friendly.
Recompilar kernel NÃO é coisa para usuário final (o que só sabe salvar em
Meus Documentos), até porque ele SÓ quer navegar mandar email, fazer umas
cartinhas imbecis e imprimir fotos horríveis que ele tirou com a câmera
digital. Ele não quer aprender a administrar UNIX... mas isso já é
ooooouuuuuutra discussão.

	Abraços,
	André Leão Macedo