Re:Xserver

Primeiro,
Vc com certeza terá que instalar o pacote xserver-svga, pois com certeza vc vai querer mais que 16 cores. (hehe)
Segundo,
Na versão 2.2 já está disponível no xf86 o driver da SiS 620, então é só executar o seguinte procedimento:
#xf86config

Quando for perguntado sobre o mouse, coloque (1) pois é o compatível com a MS.
Se quiser responda sim para emulação de três botões, que nada mais é que quando vc apertar os dois botões ao mesmo tempo ele vai emular um terceiro botão.
Vc vai ser perguntando então sobre o seu monitor, escolha se possível o do seu fabricante. Ou caso não haja,  utilize o manual do fabricante para ver as frequências.
Mas o mais comum é a opção SVGA ñ-entrelaçado, e 50-70.
Depois ele irá perguntar se deseja que ele detecte sua placa de video, como vc já teve problema na configuração o melhor a fazer é seleciona-la na mão. Então irá aparecer uma lista de placas, provavelmente perto da opção 621 aparecerá a sua placa. Escolha ela.
Quando perguntado sobre clock, coloque não utiliza clock.
E então finalmente será perguntado sobre a memória da sua placa. Coloque o quanto está configurado na sua (deve ser compartilhada com a RAM). Depois selecione as opção que deseja, o mais simples é não deixar nenhuma resolução para 8bits, e deixar apenas para 16, ou 24 conforme sua placa.
peça para escrever o arquivo.
E de um startx
provavelmente irá funcionar.
Caso haja algum problema, o mais fácil a partir daí será editar o arquivo /etc/X11/XF86Config
Caso haja alguma dúvida, dispare uma msg para lista que com certeza volto a te ajudar.
Um abraço

Douglas