Re: Máquina não desliga por software.

Olá Marcelo,

>         Tenho uma dúvida que me ronda desde que instalei o Debian pela primeira vez, sei que não é tão importante mas, nunca consegui fazer com que minha máquina desligue por software quando dou "shutdown -h now"...achei estranho pois em outras distros já havia conseguido desligar sem problema...
>         Minha máquina é um K6-II/500Mhz, 128MRam, gabinete padrão ATX.
> Alguém sabe me dizer o motivo de não conseguir no Debian?

Minha experiência diz que isso se deve a dois fatores: núcleo (kernel)
e opções de módulos. Sei que era possível no núcleo 2.2, mas não era
direto. No 2.4 ficou fácil mas você precisa selecionar uma opção na hora
de compilá-lo. Infelizmente não me recordo agora (caramba eu o compilei
_ontem_! verdade que era mais de duas da manhã, mas e daí? :) )
É uma opção acima do gerenciamento de energia, na ajuda ele dizia que
adicionando ao núcleo o faria crescer em torno de 120k (eu me lembro
disso pois uso núcleo monolítico e preciso ficar atento ao tamanho).

Se for o caso, posso dar uma olhada depois e te digo qual é a opção.
Não sei se você vai conseguir o nome do módulo. Vai ter que dar uma
xeretada... :-)

A propósito, "shutdown -h now" também é conhecido por "halt".

Abraço

Cláudio