Re: usando o shell a partir de programa em C

Em Tue, 26 Jun 2001 14:45:19 -0300 (EST)
Jackson Gois <jacksong@iq.usp.br> escreveu:

> Ola kov, obrigado pela resposta. Acabei de testar a sua sugestao.
> O programa foi compilado normalmente e rodou normalmente tambem, mas nao
> funcionou. Meu arquivo novo continua la. No man do unlink esta exatamente
> do jeito que eu coloquei abaixo....
sim... no man está daquele jeito... aquilo se chama declaração, ou
"prototype" (protótipo)... é uma indicação de como a função deve
ser usada... por exemplo:

int funcao (char *nome);

isso significa que a função recebe uma string como argumento (char *nome)
e retorna um inteiro... então eu posso fazer:

int main()
{
	int i;

	i = funcao ("Gustavo");

	return i;
}

sacou? estude melhor esse capítulo ;) onde você está aprendendo C?

> Sera que falta algo em meu sistema ? Obrigado.
provavelmente você está tendo algum erro de permissão ou não está
incluindo o header necessário... (dá um warning quando compila?)

a manpage me diz que você precisa dar um #include no <unistd.h>
faça o seguinte pra testar...

compile e execute esse programa:

-------------><----------------
#include <stdio.h>
#include <unistd.h>
#include <errno.h>

extern int errno;

int main()
{
	if (unlink("/tmp/novo") == -1)
		perror("erro");
	else
		printf("arquivo apagado...\n");

	return 0;
}
------------><------------------

se for problema de permissão você deve ver algo assim:

[kov]@[couve][/tmp] # ./t
erro: Operation not permitted
[kov]@[couve][/tmp] # ls -l novo
-rw-rw-r--    1 root     root            0 Jun 26 15:50 novo

(./t foi o nome que dei pro prg aqui...)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |