Re: Programacao com banco de dados e Gtk!

On Mon, 25 Jun 2001 14:03:36 +0200
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra <infra02@d2vodafone.de> wrote:

> 	Ainda não se compara ao GTK, que tem um modelo de objetos em C puro mas
> te permite programar em quase tudo, de Python e C++ a Perl e Lisp.
>
> 	Agora, você usa mesmo C++ ou simplesmente um compilador como o gcc ou o
> Microsoft Visual C++ que permite programar em C ou C++?  Descobri que
> muita gente acha que programa em C++ simplesmente por usar um compilador
> que é capaz de compilar C++...

> 	Acho que não é tão baixo nível assim.  Tanto que o Andy Hertzfeld, um dos
> criadores do Apple Macintosh Toolbox, escolheu o Gnome para trabalhar.

> 	O melhor que você faz, sem dúvida.

> [...]

Estava criando um sistema de acesso a banco de dados em QT, mas abandonei quando vi o QT 3.0 com suporte. A minha intenção é portá-la pro GTK e ajeitar o código que tá ilegível. O problema é que eu precio saber como implementar a criação de Objetos e Sinais em GTK. Não encontrei nada que ensine como criar Objetos em GTK.

Alguém sabe como posso criar isso? Eu testei a libgda e o gnome-db e Odiei. A libgda precisa de coisas só disponiveis no GNOME 1.4 e o gnome-db é um componente do Bonobo, mas não consegui rodá-lo nem no meu GNOME 1.4.

A biblioteca que estava criando em QT já dava acesso satisfatório aos dados, mas só acessa PostgreSQL e o código tá horrivel, já que foi o meu primeiro programa utilizando CVS. Ainda por cima não vale a pena investir em QT porque só as versões pra X11 são Livres e não confio muito em mais de uma licença agregada ao software como por exemplo: LGPL + QPL. Existem coisas que a LGPL permite e que a QPL não.

Acho que seria interessante se nós adicionarmos uma espécie de suporte nativo a bases de dados no GTK, algo que não tenha muitas dependencias, não gosto de ter que baixar e compilar mais de uma dezena de bibliotecas só por causa de um programinha de 10 linhas.

A biblioteca que estava criando está em http://qdbc.sourceforge.net

E quanto a discussao sobre os toolkits, eu prefiro o GTK com o mais puro C. Nao uso o GTK-- porque posso fazer o mesmo com GTK e pra ter GTK-- precisa-se do GTK.