Acentuando no X, com os locales novos... (problema e meia solução)

Aí gente :-)

Eu tava incomodadíssimo que, com as libcs mais recentes, não
conseguia mais acentuar no Mozilla e em alguns outros
programas, e ainda conseguia na maioria. Alguns programas, como
o sawfish e o gnome-panel, têm problemas até em *exibir*
strings acentuadas.

Como vcs sabem (por "vcs", significando os que já fizeram esse
upgrade), agora os nomes dos locales incluem o encoding (por
exemplo, pt_BR.ISO-8859-1). O X (mais exatamente, o pacote
xlibs) não lida com isso com 100% de compatibilidade ainda.

Observando mensagens de erro (tail -f ~/.gnome-errors), concluí
que isso se deve a locales que são suportados pela libc mas não
pela xlib ou vice-versa. Claro, eu poderia exportar LANG=C, mas
aí não iria digitar acento nenhum, pq o X4 usa o locale para
determinar a tabela correta de Compose.

Bom, o que eu descobri foi que se eu editar o /etc/locale.gen e
*criar* (pq não existe a opção) um locale pt_BR.UTF-8, e
exportar isso como meu locale, o mozilla funciona bem mais
feliz. O sawfish tb voltou à carga, mas o gnome-panel ainda
omite silenciosamente strings acentuadas.

Enfim... é uma solução parcial, que achei por bem compartilhar
com a lista :-)

[]s,
                                               +----
--
            Esvazie sua mente, pequeno gafanhoto.
       Nós temos muito o que aprender... mas primeiro...

Brazil of Darkness (RPG)      ---       http://www.BroDar.org/