Problemas com X & xdm(gerenciador de exibição )

OI;
Ao instalar o Debian 2.2 R3, tive problemas para configurar o meu X, pois tenho uma placa de video SIS6326AGP de 8 Mb on-bord. E instalei o xserver-sis_0.990907-2.deb e todas as suas dependências. Ao entrar no X, usei o comando startx, tive uma surpresa, a tela estava dividida da seguinte forma. Ao andar com o mouse pelas bordas a tela anda e mostra. o resto da tela que não cabe no monitor. Acho que aconteceu isso pq instalei o xfonts-100dpi_3.3.6-2.deb, pois creio que dpi significa pixel por polegadas. Não sei se isso é importante, mas, quando configurei X com o xf86config coloquei a configuração mínima possível. Beleza, achava que pelo menos o X estava funcionando, mal e porcamente mais tava. Ai tive a minha maior surpresa, quando dei reboot na maquina apareceu uma tela pedindo login e password. Coloquei corretamente os dados, pelo menos umas mil vezes e não reconheceu o meu login, o root. A partir daí comecei a apelar. Só estou conseguindo entre no linux no modo monousuário, no LILO digito ?LINUX single?fui no /etc/inittab e mudei o modo de inicialização de 5 para 3 na seguinte linha X:3:respawn: /etc/X11/.....
Não deu certo.... Voltou a entrar no xdm. Ai fui examinar o script rc3. La dentro estava a linha do xdm.
Gostaria muito que alguém pudesse me ajudar. Não sei mais o que fazer. Não tenho mais saco de reinstalar o linux. Sempre dá alguma coisa errada e não funciona Direito.
Caso não possam me ajudar pelo menos me indique os arquivos de configuração do xdm, ou uma literatura para que eu possa me virar.
Obs: tirei todos os arquivos da página www.debian.org.
Fico muito grato.
juliano