Som...

Mais uma vez muito obrigado a todos aqueles que tem me
ajudado, estou quase conseguindo rodar meu GNU/Linux.
  Ainda nao consegui instalar o Realplayer, acho que o
plugin so existe para o Mozilla 0.9, o meu e o 0.8, entao
nao vai dar mesmo, depois pego o 0.9.
  Mas tem uma coisa que esta me incomodando mais. Meu Linux
esta mudo. Tenho uma placa Ensonic (es1370) que,
aparentemente, esta instalada. Na inicializacao (dmesg)
aparece que a placa foi encontrada e nao ocorre erro algum.
  Nao sei como testar, mas os aplicativos que rodam no X nao
conseguem enxergar o dispositivo de som.
  Como e que eu faco para configurar o som no X? Ou como eu
posso acabar com esse problema?

Obrigado,
  Rafael Sasaki