Re: UNIX world...

Nitrogen wrote:

> Durante mais uma "ótima" aula na faculdade, estive a pensar no mundo dos
> computadores. Neste caso, mais precisamente, no mundo UNIX/LINUX.
>
> Ainda tenho algumas dúvidas a respeito deste mundo, então resolví coloca-las
> aqui pensando que alguém poderia me ajudar. Também gostaria de opiniões...
>
> 1. O UNIX é OpenSource?

não, a nao ser que v. queira ver um release da época dos dinossauros. A SCO tem
disponibilidade dos fontes (sei la se completo) de um UNIX antigão

> 2. Se alguém lhe falasse que você pode escolher entre um CD com LINUX e um
> com o UNIX, para instalar no seu computador, qual você escolheria? Pq?

Se a questão não envolve outras cositas mais, como preço, TALVEZ Unix. Ja
trabalhei com SCO e a unica coisa legal que eu vi nele foi uma especie de painel
de controle, onde "tudo" esta lá concentrado, voce configura todo o sistema lá.
Claro que por ser comercial, a distribuição é bem estável. Trocentas milhares de
vezes mais que windows. Mas se v. se atar a um Linux estavel, tambem nao terá
grandes problemas. A decisão é muito particular, no sentido da aplicação. Cada
aplicação é uma aplicação ...
No meu caso, tratava-se de um aplicativo de controle de sistema de automação que
foi desenvolvido em/para UNIX. Nunca deu pau o SO, só as máquinas. Nunca vi um
crash. Se quiser rodar um Unix em PC, fale com o representante da SCO aqui no
Brasil, que eles te arranjam um SCO "na faixa" (bom, me arranjaram a 1 ano
atras).

> 3. Acredito que um dos pontos negativos do UNIX seja o preço. Verdade? Se
> fosse FREE será que todo mundo (com bom senso) o usaria?

Free nao significa gratuito. Ninguem nunca disse que Linux sempre deve ser
gratuito. Free é liberdade, é você poder conhecer o que realmente está levando
prá casa, poder melhorar, se quiser e puder. E, claro, compartilhar teu
conhecimento.
O Linux tem esta grande vantagem. Meu filho um dia me perguntou como faria para
aprender a programar. Não tive duvida em recomendar uma excursão no mundo Linux.
Se a 20 anos atrás eu tivesse tido acesso a esta tonelada de produção intelectual
que é o Linux, teria aprendido mais coisas em menos tempo. O interessante de tudo
é que aprendi bastante com um sisteminha parecido como que o Linus usou para
desenvolver o Linux. Não era desenvolvido para PCs, era para máquinas DIGITAL
(PDP8, acho). Me diverti um bocado portando-o para um PC, um XT de 4.7Mhz!!! E o
diacho é que funcionou, meio capenga, mas funcionou. Me ajudou muito. Mas na
época eu escovava bits, hoje nao tenho mais saco prá isso.
Vocês que estão estudando e podem se dedicar a escarafunchar os meandros do
Linux, aproveitem.
Para quem se interessar, outro dia achei uma pagina na internet que
disponibilizava parte do codigo fonte do primeiro compilador C, desenvolvido pelo
K & R, que estava perdido numas fitas de backup. Interessante. Mudaram as
maquinas, mas nao os metodos. Só que agora sei la se anotei o endereço, mas acho
que da pra achar no Altavista.

> Aê pessoal, é basicamente isso. Obrigado

as ordens

Vinicius