instalacao e configuracao do tinycobol-0.52 no debian 2.2

Oi, pessoal

pode me dar uma dica, sou novo no linux e programa em cobol-MS, ja tentei de todas as formas
e nao consegui. ja fiz procedimentos abaixo:
comandos no diretorio /usr/local
gunzpip tinycobol-0.52.tar.gz
tar -xvf tinycobol-0.52.tar

cd tinycobol-0,52

./configure
((ocorreu mensagem))
configure:error:required. program not fount..aborting

make
((ocorreu mensagem))
make:***no targets specified and no makefile found stop.

make install
(ocorreu mensagem))
make:***no rule to make target 'install' stop

no diretorio compiler nao gera e/ou nao tem o programa "htcobol"

pode esta faltando algum programa/pacote em meu debian , outrossim adquiri este debian
na revista linux que 1(cd).

aguardo ajuda,

obrigado
Carlucio