Re: apt-get download de pacotes

On Fri, Apr 27, 2001 at 08:49:54PM +0200, Shay Moreno wrote:
> 	Na verdade o povo todo de rpm já decidiu que vai haver um futuro
> formato de pacotes, cujo nome creio ainda não estar decidido, que vai ser
> unificado com o deb - se a Debian aceitar.  Ou seja, provavelmente vão
> simplesmente adotar o Debian-com-assinatura... o que já não garante muita
> coisa, porque quando a Debian foi acrescentar assinatura descobriram um
> monte de furos no esquema de assinar pacotes.  Talvez até o deb-assinado
> seja ainda mais seguro que o rpm atualmente.
hmmm eu ouvi falar disso, é o povo da LSB né? Até onde sei, o Wichert
Akkerman (ex-líder do Debian) está trabalhando nesse sistema..

> [...]
> todas as distribuições adotem as políticas da Debian, só com as alterações
> necessárias para os segmentos de mercado que querem atingir, como a Progeny
> e a Libra atualmente.  E aí talvez um dia quem sabe todo mundo perceba que
> cobrar por algo que alguém mais oferece de graça jamais vai dar certo, e aí
> só haverá distribuições Debian ou baseadas em Debian... claro que estou
> sonhando.  Mas por exemplo, me desculpem se isso já tiver sido discutido
> aqui, achei meio idiota implantarem o Midori com outro formato de pacotes se
claro =)

> 	Acho que tenho minha vida muito bagunçada para atender todo mundo.
> Ou na verdade talvez não seja bagunça, mas há tanta coisa na vida mais
> importante que computadores... amigos e mulher, por exemplo.
claro, isso é muito claro, mas não acredito que um usuário que não saiba
instalar o Debian esteja pronto para entrar no mundo GNU/Linux sozinho...

> 	Acho que sim, pelo menos o X e o teclado a Conectiva acerta de cara,
> e já inclui um Netscape e um Star Office que por menos que eu aprove são
> realmente mais usáveis que o Mozilla e o Gnome Office atualmente.
com certeza são melhores mas são non-free =P mas você tem razão nisso...

> 	Mais ou menos, uma coisa é a ferramenta (debconf por exemplo) e
> outra são as políticas expressas nessas configurações.  Isso duvido que uma
> empresa, que tem de dar lucro e competir no mercado capitalista selvagem,
> pare para fazer.  Quer queiramos ou não, são essas políticas rigorosas que
> fazem a Debian às vezes parecer se mover tão lentamente.
sim sim...

> 	Em parte somam, em parte duplicam.  O Kojima colabora, mas isso é só
> uma parte do trabalho que ele tem de fazer para adaptar o rpm ao dpkg.  E se
> você contar toda a funcionalidade Debian que a Conectiva tem duplicado, a
> coisa parece bem absurda.  Para não falar em todo o trabalho duplicado por
> tantas e tantas distribuições baseadas em rpm, e até mesmo a duplicação
> feita por outras distribuições baseadas em Debian como a finada Stormix.
falou tudo... o Kojima tá de parabéns, eu já conversei muito com ele
e ele sabe que eu aprovo muito o trabalho dele, principalmente porque
ele está colaborando de volta para o Debian...

> 	Às vezes eu penso que a Debian podia ser mais esperta em aproveitar
> o que foi criado pela Progeny, Libra, Storm ou outras, mas talvez o que eles
> criam não se conforme às políticas Debian... como não tenho tempo para
> investigar por conta própria, fico sem saber.
o caso aqui é o que o Maçan falou, são 7 arquiteturas, são 6000+ (c tá
desatualizado maçan ;)), pacotes... as debian-based têm normalmente
suporte a i386 só, ou alpha também... muitas das soluções que eles criam
são incompatíveis com as políticas Debian ou são inaplicáveis para
todas as arquiteturas...

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux - A matter of quality <http://www.debian.org> |
| : :'  : |Debian-BR enlarging frontiers <http://debian-br.sourceforge.net>|
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                            |
|   `-    |             "Think globaly, act localy!"                       |