Re: apt-get download de pacotes

Gustavo:

> ok, pacotes assinados? eles querem debs assinados? tanto o apt quanto o
> dpkg estão sendo adaptados para isso, ou seja, o deb já vai ter suporte a
> isso... inclusive a repositórios assinados...

	Concordo, mas ainda não está lá.

> e aí? qual é mais fácil? colocar uma assinatura gpg dentro do control.tgz
> ou criar toda uma estrutura no rpm?

	Concordo que colocar a assinatura GPG.  Mas provavelmente quando
eles tomaram a decisão inicial foi um caso de Maria-vai-com-as-outras mesmo.

	Aliás tenho minhas suspeitas sobre coisas como o Ximian Gnome ou o
Red Hat Network.  Para mim parece que eles querem cobrar por fazer, pior e
parcialmente, algo que a Debian já faz há muito tempo de graça.

> com certeza... se alguém da conectiva quiser explicar essa idéia deles
> de transformar o rpm em um deb eu vou achar muito bom...

	Na verdade o povo todo de rpm já decidiu que vai haver um futuro
formato de pacotes, cujo nome creio ainda não estar decidido, que vai ser
unificado com o deb - se a Debian aceitar.  Ou seja, provavelmente vão
simplesmente adotar o Debian-com-assinatura... o que já não garante muita
coisa, porque quando a Debian foi acrescentar assinatura descobriram um
monte de furos no esquema de assinar pacotes.  Talvez até o deb-assinado
seja ainda mais seguro que o rpm atualmente.

	Eu acho uma boa.  Elimina muita confusão, e quem sabe assim um dia
todas as distribuições adotem as políticas da Debian, só com as alterações
necessárias para os segmentos de mercado que querem atingir, como a Progeny
e a Libra atualmente.  E aí talvez um dia quem sabe todo mundo perceba que
cobrar por algo que alguém mais oferece de graça jamais vai dar certo, e aí
só haverá distribuições Debian ou baseadas em Debian... claro que estou
sonhando.  Mas por exemplo, me desculpem se isso já tiver sido discutido
aqui, achei meio idiota implantarem o Midori com outro formato de pacotes se
o original era deb.

> para usuário leigo eu costumo dizer: espere ou me chame para fazer pra
você

	Acho que tenho minha vida muito bagunçada para atender todo mundo.
Ou na verdade talvez não seja bagunça, mas há tanta coisa na vida mais
importante que computadores... amigos e mulher, por exemplo.

> não sei...

	Acho que sim, pelo menos o X e o teclado a Conectiva acerta de cara,
e já inclui um Netscape e um Star Office que por menos que eu aprove são
realmente mais usáveis que o Mozilla e o Gnome Office atualmente.

> justamente... são essas coisas que o Conectiva está tentando incorporar...
> por exemplo... configurações padronizadas é o debconf... eu sou capaz de

	Mais ou menos, uma coisa é a ferramenta (debconf por exemplo) e
outra são as políticas expressas nessas configurações.  Isso duvido que uma
empresa, que tem de dar lucro e competir no mercado capitalista selvagem,
pare para fazer.  Quer queiramos ou não, são essas políticas rigorosas que
fazem a Debian às vezes parecer se mover tão lentamente.

Thadeu:

> Não diria que duplicam esforços, mas somam-se. Alguns patches para o apt
> foram enviados pelo Kojima....

	Em parte somam, em parte duplicam.  O Kojima colabora, mas isso é só
uma parte do trabalho que ele tem de fazer para adaptar o rpm ao dpkg.  E se
você contar toda a funcionalidade Debian que a Conectiva tem duplicado, a
coisa parece bem absurda.  Para não falar em todo o trabalho duplicado por
tantas e tantas distribuições baseadas em rpm, e até mesmo a duplicação
feita por outras distribuições baseadas em Debian como a finada Stormix.

	Às vezes eu penso que a Debian podia ser mais esperta em aproveitar
o que foi criado pela Progeny, Libra, Storm ou outras, mas talvez o que eles
criam não se conforme às políticas Debian... como não tenho tempo para
investigar por conta própria, fico sem saber.

--
  _
 / \  	 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra        +55 (11) 3040 8913