Re: Cade o pessoal da lista

On 09-Apr-2001 Wagner Klein da Silva wrote:

> É, e basta ser inexperiente em Debian.
>

> Não ajuda muito conhecer bem o Linux e as demais distribuições.
> Aliás, atrapalha! :)

Discordo totalmente. A culpa é do Debian por seguir padrões bem
definidos e amplamente aceitados como coerentes rigidamente, sem abrir
exceções? Acho que não.

> O Manual de Instalação é uma pérola: prolixo fora de hora, entra em
> detalhes de problemas com hardware e configuração sem antes explicar
> como gerar um simples disco de boot.

Acho importante saber se o simples disco de boot que vou gerar é
compatível com meu hardware ou não.

Aliás, sugestões quanto à documentação são sempre bem vindas pelos
autores ou mantenedores.

> Desde os "tempos imemoriais" que RESCUE é um root-filesystem,
> eventualmente um boot+root disk.
>
> Aha, mas não no Debian, rescue é para boot, só boot ...

É porque o Debian divide em dois disquetes, um para boot, e outro para
root. Tem isso em algum momento de divagação na documentação prolixa.

>      stable
>      2.2r2
>      potato
>
> É tudo "batata do mesmo saco".  :) Eu tava arrancando os cabelos para
> decidir o que baixar...
>

> Newbe sofre...  :)

Eu explico o esquema de nomenclatura. Vamos por partes. Hoje em dia,
todo Debian que é lançado recebe um codinome, que, por enquanto, tem
seguido nomes de personagens do filme Toy Story (pelo fato do Bruce
Perens, que foi Debian Project Leader na época em que esse esquema
começou, estar trabalhando na Pixar, a empresa que fez renderizações
desse filme pra Disney), que tem um número correspondente, obviamente.
Portanto, tivemos recentemente o 'slink', que já foi uma versão
'unstable' do debian, e que depois de um tempo, e de um sem-número de
testes, passou do estado unstable para frozen e finalmente passou para
stable, onde recebeu um número - 2.1. Ou seja, estava lançado o Debian
2.1, codinome slink. Ocorreu o mesmo com o potato, que se tornou o
unstable na época em que o slink era stable, e passou para frozen e,
finalmente, stable, tornando-se a versão 2.2. Temos agora o 'woody',
que será (um dia, num futuro muito distante, numa galáxia longe da
nossa...) stable, recebendo sabe-lá-quem-qual-versão (pode ser 2.3, mas
pode ser 3.0 também) quando isso ocorrer.

No pacote 'debian-history' há informações mais detalhadas, embora eu
ache que ele está um tanto quanto desatualizado, porque da última vez
que eu o li ele ainda se referia ao potato como unstable.

- --
carlos laviola - icq #55799523
$ chown us:us /your_base -R
chown: what you say!!