Re: Servidor de backup

On Wednesday 21 February 2001 14:13, Marcos Dutra wrote:

> estou montando um servidor de backup, ele é um pentium III 500Mhz, 256MB
> ram e dois HD's de 30Gb cada, pergunto, como seria ideal montar um micro
> deste como um servidor de backup, pois estou imagindo em fazer o backup dos
> arquivos por nfs, mas sei lá gostaria de saber de vcs amigos da lista se
> tem alguma maneira melhor de ser implementado isto sabe.

Você não citou o hardware de backup. Como vc. se preoculpou em citar os
discos rígidos , penso que vc. esteja pensando em fazer backup em discos
rígidos.

Caso isto realmente seja verdade , eu não recomendo que vc. o faça desta
forma, mas , sim , compre um driver de fita DAT, TRAVAN, etc, i.e. , midia
removível.

Motivos para não fazer isto :

Um disco rígido é um equipamento projetado para performace e não para
segurança, por isto, um disco rígido normalmente dura de 4 a 7 anos , porém,
já vi durar apenas 6 meses. Isto é, a mídia não é confiável.

Um disco rígido normamente não é removível , pode-se fazê-lo , mas ter-se-ia
que desligar o computador toda vez que fosse retirá-lo e recolocá-lo. Isto
implica que por falha humana ( dd if=/dev/zero of=$DISCO_DE_BACKUP ) , ou por
sabotagem ( funcionário insastifeito ), roubo convencional ( micro roubado)
ou remoto ( roubo os dados, apago o que vc. tem e vendo o que vc. produziu
para outra pessoa ou exijo resgate das informações. ) e incêndio , o sistema
de backup seria inútil , e , de outra forma um sistema com mídia removível
poderia sobreviver a boa parte destas catástrofes.

Com uma mídia removível é possível manter volumes com backups de um ano
inteiro de backup , permitindo que dados que foram descartados a muito tempo
possam ser recuperados. Permite a manuntenção de um arquivo morto (de escolas
ou algo assim) , dados que rapidamente esgotariam os HD's.

Espero ter o alertado sobre o perigo de manter um backup em discos rígidos. E
é claro caso esta carta não se enquadre ao seu problema peço descupas pala
postagem, mas, servirá para outras pessoas, uma vez que fazer backup em disco
é uma idéia corrente entre as pessoas.