RE: Ativar quik em uma máquina Old World

> From: José Carlos Benfati [mailto:benfati@etica.net]
>
> O OpenFirmware já vem configurado para iniciar pelo disco
> rígido, o problema é

	A questão é que vem configurado para iniciar o Mac OS, não o
GNU/Linux.

> que eu não sei como fazer uma partição que saiba carregar um
> kernel de Linux.

	A partição não tem segredo.  A questão é reconfigurar o OpenFirmware
para encontrar o quik, que vai carregar o núcleo - ou seja, o Linux em si.

> O cabo serial me foi necessário porque não consegui achar um
> driver que fizesse
> o console da máquina funcionar, e tive que fazer a instalação
> toda via serial.

	Esse problema não tive.  O núcleo roda bem, se inicializado pelo
disquete.  O meu problema é como acessar o OpenFirmware e reconfigurá-lo.

> [...]
> 2.2 tem um driver
> de console que aparentemente reconhece a placa de video que
> veio no meu Mac, mas
> o vídeo fica feio, e a primeira coluna de caracteres não
> aparece. Isso não teria
> sido problema, mas esse driver foi responsável também por uma
> infinidade de
> kernel-panics, que me impediam de completar a instalação via
> console. Por isso
> foi necessário compilar um kernel sem os drivers de console,
> que usasse a serial
> como console, para poder fazer a instalação.

	Caramba!  Você cometeu heroísmos para instalar.  O meu 7200/75 não
teve nenhum desses problemas.

> Não sei a teoria, só a prática: montei o disquete com o -t
> hfs, achei o arquivo
> do kernel e troquei. Não precisei rodar lilo nem nada

	Você diz que pegou o disquete de boot do Debian?  Tudo bem, mas e aí
como passar o controle para a instalação que está no disco rígido, como
montar o raiz etc?

> parecido: aparentemente a
> bios do mac sabe entender um disquete hfs e achar o arquivo
> de bootimage e
> carrega-lo. Se alguém sabe mais sobre isso, por favor conte!

	Na verdade o OpenFirmware ("a BIOS do Mac") manda o controle para o
miBoot, que acha o núcleo e o carrega.  Mas o miBoot só funciona em
disquete, para o disco rígido ele precisaria dos drivers da Apple.  Então
para o disco rígido a gente tenta configurar o quik, e aí está o grande
problema.

> que são máquinas
>
> Pelo que consegui entender da documentação, esse mac não tem
> suporte a boot por
> CD.

	Errei!  Não é CD, claro, é disco rígido.

> gente já usa o
>
> Hm, acho que não usei esse dbootstrap. Eu apaguei as

	dbootstrap é aquele programa texto de tela cheia (que também
funciona na linha de comando) que instala o Debian, perguntando pelos
módulos, configurações de rede, zona de hora, etc.

> partições mac, aí ele parou
> de carregar macos do disco e todo boot ele pede disquete. Aí
> eu uso o disquete

	Até aí também cheguei, mas sem precisar de núcleo diferente.  Meu
console funciona legal.

> diferente. O que
> não consegui foi usar a placa pci de vídeo, nem tentei usar o
> conector de vídeo
> onboard.

	Acho que se você tivesse tirado a placa e conectado o monitor na
interface da placa-mãe teria funcionado.  Qual o modelo exato do teu Mac?

> Ok, me peça sempre que precisar. Quem sabe você consegue
> fazer o bixo dar boot
> do HD!!

	Vou tentar de novo hoje.

--_
 / \      Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra +55 (11) 246 96 07 resl
 \ /      Amdocs Brasil Ltda, Sao Paulo          +55 (11) 3040 8913 coml
  X      http://terravista.pt./Enseada/1989/ ; mailto:leandrod@amdocs.com
 / \      Campanha fita ASCII, contra correio HTML                BRASIL