Re: Ativar quik em uma máquina Old World

Leandro Dutra wrote:

>         Quer dizer, com o tal do cabo serial ligado em um terminal (ou
> emulador de) dá para executar os setenv da vida no OpenFirmware?  Porque
> executei os nvsetenv abrindo um shell no dbootstrap, mas não deu resultado.
> Qual a diferença?
>
>         Ou você quer dizer rodar o dbootstrap pelo console serial?  Por que
> isso seria necessário se já rodei o dbootstrap, só o que não consegui for
> configurar o OpenFirmware para iniciar pelo disco rígido.

O openfirmware já vem configurado para iniciar pelo disco rígido, o problema é
que eu não sei como fazer uma partição que saiba carregar um kernel de linux.

O cabo serial me foi necessário porque não consegui achar um driver que fizesse
o console da máquina funcionar, e tive que fazer a instalação toda via serial.
No entanto, me serviu também para fuçar bastante no OpenFirmware, com o objetivo
de fazer ele dar boot da partição linux, até que desisti.

Um detalhe: o kernel padrão do disquete de instalação debian 2.2 tem um driver
de console que aparentemente reconhece a placa de video que veio no meu mac, mas
o vídeo fica feio, e a primeira coluna de caracteres não aparece. Isso não teria
sido problema, mas esse driver foi responsável também por uma infinidade de
kernel-panics, que me impediam de completar a instalação via console. Por isso
foi necessário compilar um kernel sem os drivers de console, que usasse a serial
como console, para poder fazer a instalação.

>         Talvez... como se faz isso?

Não sei a teoria, só a prática: montei o disquete com o -t hfs, achei o arquivo
do kernel e troquei. Não precisei rodar lilo nem nada parecido: aparentemente a
bios do mac sabe entender um disquete hfs e achar o arquivo de bootimage e
carrega-lo. Se alguém sabe mais sobre isso, por favor conte!

>         Mas mais tarde acho que vou querer iniciar pelo CD, que são máquinas
> que pretendo sejam usadas pelos meus pais.

Pelo que consegui entender da documentação, esse mac não tem suporte a boot por
CD.

>         Uai, essa não entendi.  Para rodar o dbootstrap a gente já usa o
> console, não?  Isso já funcionou.

Hm, acho que não usei esse dbootstrap. Eu apaguei as partições mac, aí ele parou
de carregar macos do disco e todo boot ele pede disquete. Aí eu uso o disquete
hfs que falei acima. O dbootstrap é um programa linux, ou é um bootloader? Se
for um bootloader, o fato dele conseguir usar o console não significa que o
kernel vai conseguir. Além disso, meu mac tem uma placa PCI de vídeo, além de
aparentemente ter uma placa de vídeo onboard, com um conector diferente. O que
não consegui foi usar a placa pci de vídeo, nem tentei usar o conector de vídeo
onboard.

>         Ah, você diz rodar o dbootstrap pelo console serial?  Isso acho que
> não precisa, já consigo rodar o dbootstrap pelo console local.

>         Não vou tirar o pai da forca - já há dias que estou nisso, um pouco
> mais não mata.  Acho que vou precisar dos detalhes sim, obrigado!

Ok, me peça sempre que precisar. Quem sabe você consegue fazer o bixo dar boot
do HD!!