-----Mensagem original-----
De: Gustavo Noronha Silva (KoV) [mailto:dockov@zaz.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 5 de fevereiro de 2001 20:34
Para: Debian Portuguese
Assunto: Re: Dúvida sobre ./ para referenciar arquivos
binários(executáveis)

hau!

vc viajou soh um poquinho ;)

naum eh patch, eh path, o path eh uma variavel de ambiente como o
PATH do dos... se vc digitar:

echo $PATH

vc vai ver quais diretorios estao no seu PATH, para mudar o seu PATH
vc usa o comando export, por exemplo, vc pode colocar isso no seu
~/.bashrc:

export PATH=/bin:/usr/bin:/usr/X11R6/bin

todo e qualquer outro programa que naum esteja no path precisa de uma
referencia, absoluta ou naum, do diretorio onde se encontra, no caso
do banner ele fica em /usr/games, e esse diretorio naum se encontra
no PATH padrao...

como vc deve saber, todo diretorio tem 2 diretorios especiais, '.'
(q eh o proprio diretorio) e '..' (q eh o diretorio "anterior" aquele,
o chamado diretorio 'pai')... a unica excessao eh o diretorio '/'
(root), que eh seu proprio pai hehehe...

quando vc chama ./programa vc estah dizendo pra o shell que o programa
estah no diretorio atual... vc pode usar tb /usr/games/banner por exemplo...

eu uso aqui no meu Debian, um PATH que me permite executar programas
do diretorio atual sem usar o './'... basta vc incluir o '.' no seu
PATH =)

por exemplo:

export PATH=/bin:/usr/bin:/usr/X11R6/bin:.

e tudo dah certo.... vc conhece o focalinux?

http://www.metainfo.org/focalinux

eh um otimissimo guia =)

[]s!