Re: Mais uma da Info (v)Exame

Nao me considero um genio mas a minha primeira experiencia com linux foi
logo no comeco na minha vida com informatica. Nao tive problemas. Levei
meses para fazer tudo funcionar mas nao foi na facilidade de hoje em dia.
Usei um slackware que peguei na internet com meu modem 14.4. Da para ver que
a documentacao foi bastante centralizada para ate um ignorante em
computadores conseguir instalar de primeira um slack escolhendo os pacotes
corretos e tudo mais. Configurei todo o sistema na unha. A unica coisa que
penei para fazer funcionar foi meu modem pnp. Na epoca o kernel nao tinha
suporte a pnp como hoje em dia e tive que usar o isapnp.

> Sou programador (Dos/Ruindows) e estou tentando utilizar o Linux (montar um
> servidor SAMBA) porém esbarrei em alguns problemas que infelizmente barram o
> Linux frente a outros sistemas. A documentação é muito espalhada. Não existe
> um local onde posso tirar todas as dúvidas que tenho (nem prá Ruindows).

As listas de discussao sao especializadas... Mas geralmente alguem ja fez o
que voce fez. E claro que voce nao vai achar HOWTO de tudo. As duvidas
precisam ser globais para isto.

> Tenho que concordar quando algumas pessoas dizem que o Linux AINDA não é
> para leigos. E desculpe quem vier me dizer que "RPM -qualquer coisa" é
> fácil, pois é só pegar a informação no "man" ou no raio que o parta, pois
> ainda falta união e uma padronização no Linux.

Ninguem diz que isto é facil mas no caso do debian capt, dselect ou
gnome-apt é...

> [...]
> minha rede (temos 3 rede, sendo 1 c/4 máquinas entre 586, Pentium 166MMX, K6
> e K6II, outra rede c/13 máquinas que nem tento descrever... e outra c/4
> máquinas). Para instalar o Ruindows, eu simplesmente coloco os disquetes que
> são necessários, porém não tenho que informar taxa de refresh!!!!  do
> monitor, sincronismo vertical e etc. Não estou dizendo que é um mar de rosas
> (até seria, mas só tem espinhos), porém a facilidade com que fazemos as
> coisas no Ruindows está a anos-luz do Linux (até a versão que tenho

Voce pode simplesmente colocar o monitor padrao mais parecido com o seu. Mas
seu monitor veio com manual nao? Nao vejo dificuldade para encontrar o valor
no manual...

E voce nao instalou uma placa que o windows nao conhece? E quando voce nao
tem o driver? No linux quase todos os drivers ja vem com ele. Quando nao
vem, dificilmente seu hardware e suportado...

> Quanto ao fato da interface (tanto caracter quando gráfica) é o sonho de
> qualquer programador (sonhava em  poder usar vários consoles no DOS 5.0,
> tentei até usar Dosshell p/alternar entre tarefas); a interface gráfica
> (estou usando o KDE) é muito agradável e tenho certeza que existem outros
> sabores de X que são também muito agradáveis, porém, devido ao poder e
> complexidade do Linux, os arquivos de configurações estão espalhados pelos
> quatro cantos do mundo /etc/x/y/conf.conf e etc.

A maioria das configuracoes pode ser feita pelo proprio nao? O que voce
mudaria nestes arquivos podem ser coisas mais complexas como qual seu window
manager esta rodando...

Os arquivos sempre tem uma versao local tb. .gnome* .kde* etc...

> Devemos ainda considerar que o Linux está se desenvolvendo muito, porém,
> ainda está anos-luz atrás do Ruindows (culpa dos fabricantes e
> distribuidores) quando se fala em suporte a Hardware. Desejo muito que o
> Linux amadureça e que as pessoas que desenvolvem para Linux (drivers,
> instaladores e etc) comecem a pensar nos usuários leigos (e nos não leigos
> também), pois uma barreira que existe é que o Linux faz TUDO o que você
> quiser, porém não é nem fácil nem intuitivo fazer isto.

As tarefas mais simples nao sao complexas de executar. Um usuario depois de
instalar seu sistema vai querer mexer no /etc depois do programa de
instalacao ter configurado toda sua maquina? Agora se voce quiser algo mais
avancado como um firewall ou um proxy como voce quer que as coisas sejam
faceis? Para ter ferramentas reduzidas como as equivalentes para win?

> [...]
> vezes eu não consigo resolver por telefone (ditando mesmo os comandos) e
> tenho que me deslocar até o local, NUNCA tive dificuldade para resolver os
> problemas que se apresentaram, porém para o usuário tudo é muito complicado
> (e tem algumas pessoas que entendem um pouco de dos/windows). Agora imaginem
> para uma pessoa que NUNCA trabalhou com Linux. Instala-se o Linux, acesso
> como ROOT (pois não sabe criar usuários) e faz mais o que? Para acessar a
> internet tem que conhecer/alterar um monte de arquivos de configuração (cada

A maioria das distribuicoes atuais instalam um root e um usuario comum...
Configurar internet? Use o tal kppp ou mesmo o wvdial.

> A dificuldade EXISTE. O Linux é ÓTIMO e extremamente poderoso e confiável,
> porém extremamente complexo (proporcionalmente).

Como deveria ser. Mas ABERTO. No linux eu tenho uma coisa que eu não tinha
no windows: Poder sobre o que, quanto e quando minha maquina faz. Quero um
boot mais rapido, desabilito alguns scripts em /etc/init.d, performance:
recompilo um kernel novo. Nao digo que estas coisas sao simples mas sao
coisas rapidas para aprender. Eu como usuario iniciante em poucos dias ja
estava entendendo toda extrutura de diretorios do linux, mexendo nos scripts
de boot, recompilando o kernel, rodando o X. Tudo bem, eu nao era o
iniciante comum. Eu era o curioso que debulhava a documentacao, tentava
compilar os programas mais diversos e procurava saber para que servia cada
arquivo da minha maquina.

> [...]
> que eu deveria estar lambendo os sapatos do Bill Gates, porém existe um
> ditado que diz: "TANTO OS QUE ACREDITAM EM TUDO QUANTO OS QUE NÃO ACREDITAM
> EM NADA, ESTÃO CAINDO NO MESMO ERRO". Se nós USUÁRIOS LINUX, não
> reconhecermos que temos um grande caminho a percorrer e nos acomodarmos
> achando que todos temos que saber como configura na mão uma rede TCP/IP
> (ainda não aprendí), então Sr.Gates ficará cada vez mais rico e o Linux será
> utilizado cada vez mais por Heavy-Users, servidores e ficará restrito a uma
> elite. O Linux ainda está muito longe do desktop.

man ifconfig... Nao esqueca de incluir a sua placa de rede no kernel...

O linux que as distribuicoes instalam ja estao prontos para uso. Um usuario
comum sabe usar o kde. Lembre-se do proposito inicial da discussao: O
projeto do governo é viavel? E. Se a maquina vier pre configurada o usuario
nao vai sofrer. Exemplos disto sao os usuarios de minha maquina que nao
entendem absolutamente nada de informatica e se adaptaram rapido ao novo
ambiente.

--
Alexandre Pereira da Silva 	http://aletes.net
ICQ#: 22163948			Tel: (11) 93830810