Re: Mais uma da Info (v)Exame

>"A turma dos comandos - os programadores, basicamente - se dá muito bem com
>Linux nos micros de mesa. O usuário comum, não. Ele pena. Pena para
entender
>o que está acontecendo, pena para achar aplicativos para trabalhar e se
>comunicar, pena pelas interfaces toscas. Quem já viu o Linux de perto está
>cansado de saber disso."

Sou programador (Dos/Ruindows) e estou tentando utilizar o Linux (montar um
servidor SAMBA) porém esbarrei em alguns problemas que infelizmente barram o
Linux frente a outros sistemas. A documentação é muito espalhada. Não existe
um local onde posso tirar todas as dúvidas que tenho (nem prá Ruindows).
Tenho que concordar quando algumas pessoas dizem que o Linux AINDA não é
para leigos. E desculpe quem vier me dizer que "RPM -qualquer coisa" é
fácil, pois é só pegar a informação no "man" ou no raio que o parta, pois
ainda falta união e uma padronização no Linux.
Para que vocês possam ter idéia, aprendí programação Clipper e Delphi
sozinho (autodidata), assim como Xenix, Unix  (fui usuário) e agora estou
tentando aprender Linux (acho que não sou tão simplório assim), por isso me
considero um usuário um pouco acima da média, porém tenho problemas com o
Linux que me deixam de cabelo em pé. Comprei o Conectiva 4.2 e o 5.0 Server
c/a documentação impressa, pois acho um porre ter que utilizar o computador
para ler documentação (sou meio antiquado...), comprei também um livro de
comandos dos Linux (man impresso), 1 só de configuração de servidores e um
ainda do RH 5,0 (diga-se de passagem o melhor LIVRO de todos os que
consegui) e ainda acho tremendamente difícil configurar todas as máquinas de
minha rede (temos 3 rede, sendo 1 c/4 máquinas entre 586, Pentium 166MMX, K6
e K6II, outra rede c/13 máquinas que nem tento descrever... e outra c/4
máquinas). Para instalar o Ruindows, eu simplesmente coloco os disquetes que
são necessários, porém não tenho que informar taxa de refresh!!!!  do
monitor, sincronismo vertical e etc. Não estou dizendo que é um mar de rosas
(até seria, mas só tem espinhos), porém a facilidade com que fazemos as
coisas no Ruindows está a anos-luz do Linux (até a versão que tenho
Conectiva 5,0).
Quanto ao fato da interface (tanto caracter quando gráfica) é o sonho de
qualquer programador (sonhava em  poder usar vários consoles no DOS 5.0,
tentei até usar Dosshell p/alternar entre tarefas); a interface gráfica
(estou usando o KDE) é muito agradável e tenho certeza que existem outros
sabores de X que são também muito agradáveis, porém, devido ao poder e
complexidade do Linux, os arquivos de configurações estão espalhados pelos
quatro cantos do mundo /etc/x/y/conf.conf e etc.
Devemos ainda considerar que o Linux está se desenvolvendo muito, porém,
ainda está anos-luz atrás do Ruindows (culpa dos fabricantes e
distribuidores) quando se fala em suporte a Hardware. Desejo muito que o
Linux amadureça e que as pessoas que desenvolvem para Linux (drivers,
instaladores e etc) comecem a pensar nos usuários leigos (e nos não leigos
também), pois uma barreira que existe é que o Linux faz TUDO o que você
quiser, porém não é nem fácil nem intuitivo fazer isto.

Para ilustrar o que estou tentando dizer, tenho um sistema Clipper, rodando
nas 3 redes que citei acima (Ruindows), e quando dá algum problema na rede
(uma máquina não exerga o servidor, arquivos de índices corrompidos) por
vezes eu não consigo resolver por telefone (ditando mesmo os comandos) e
tenho que me deslocar até o local, NUNCA tive dificuldade para resolver os
problemas que se apresentaram, porém para o usuário tudo é muito complicado
(e tem algumas pessoas que entendem um pouco de dos/windows). Agora imaginem
para uma pessoa que NUNCA trabalhou com Linux. Instala-se o Linux, acesso
como ROOT (pois não sabe criar usuários) e faz mais o que? Para acessar a
internet tem que conhecer/alterar um monte de arquivos de configuração (cada
um em um canto do HD).
A dificuldade EXISTE. O Linux é ÓTIMO e extremamente poderoso e confiável,
porém extremamente complexo (proporcionalmente).
Não quero criar polêmicas, pois sei que muitas pessoas escreverão dizendo
que eu deveria estar lambendo os sapatos do Bill Gates, porém existe um
ditado que diz: "TANTO OS QUE ACREDITAM EM TUDO QUANTO OS QUE NÃO ACREDITAM
EM NADA, ESTÃO CAINDO NO MESMO ERRO". Se nós USUÁRIOS LINUX, não
reconhecermos que temos um grande caminho a percorrer e nos acomodarmos
achando que todos temos que saber como configura na mão uma rede TCP/IP
(ainda não aprendí), então Sr.Gates ficará cada vez mais rico e o Linux será
utilizado cada vez mais por Heavy-Users, servidores e ficará restrito a uma
elite. O Linux ainda está muito longe do desktop.

Desculpe-me se no decorrer da minha explanação ofendí alguns, não foi minha
intenção. Minha intenção foi apenas mostrar como um usuário que está entre a
cruz e a espada se sente em relação à isto tudo.

[]'s
Eduardo Moraes