Re: Speeeeedy

On Tue, 9 Jan 2001 15:59:31 -0200
"ColdWater" <coldwater@uol.com.br> wrote:

> Lista,
>
> Ainda estou tentando configurar o speedy.
> Carreguei a placa rtl8139 (que acredito tenha ficado como eth0).
> Com alguns conselhor ja consegui editar o arquivo /etc/network/interfaces.
> Ficou mais ou menos assim:
[...]
> #added by root on system configuration
> iface eth0 inet static
>     address <my_ip_here>
>     netmask <my_netmask_here>

Não podemos saber si isto é correto porque você não dá os valores. O
que falta com certeza é o gateway, porque uma conexão de speedy
requer.

> Mesmo tendo feito isso, ainda nao tenho certeza se esta certo.
> 1. A linha "iface lo inet loopback" deveria estar ai, ou apago-a?

Deve estar ai.

> 2. "iface eth0 inet static" esta certa? eh static mesmo?

> depois disso dei um "ifdown eth0", "ifup eth0" e para conferir ifconfig que
> ficou assim:
> #------- ifconfig ---------
> eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:E0:7D:7E:79:07
>           inet addr:127.0.0.1  Bcast:127.255.255.255  Mask:255.0.0.0
>           UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
>           RX packets:1 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
>           TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
>           collisions:0 txqueuelen:100
>           Interrupt:11 Base address:0xd400

Isto está errado. Você deve inserir o IP correcto no arquivo
/etc/network/interfaces. 127.0.0.1 não pode ser o IP fixo dado pelo
seu ISP.

> Achei estranho pois mask aparece como 255.0.0.0...mas continuei.

A máscara é correta para o IP 127.0.0.1, porque pertence à antiga
clase A.

> Agora, com o "route -n" saiu o seguinte:
>
> #------- route -n ------------
> Kernel IP routing table
> Destination                     Gateway                Genmask         Flags
> Metric Ref    Use Iface
> <almost_my_gateway>    0.0.0.0         <my_netmask_here>   U     0      0
> 0 eth0

enquanto você não da as configurações ninguem na lista poderá dizer
onde você errou. O que é evidente que falta o gateway.

> Em <almost_my_gateway>, isso se deu pq meu gateway eh XXX.XXX.XX.1 e nao
> XXX.XXX.XX.0.

um gateway não pode acabar num 0 porque num 0 só acaba o endereço de
uma rede.

> Pensei que ai deveria ficar meu IP, ou algo do genero.
>
> Depois, com o "ping -c 50 10.0.0.1" e outras tentativas, obtive: "Network is
> unreacheable".
> Pq?
> Tenho Speedy IP fixo, e nao instalei o dhcpd.

Como eu disse antes, se você manda o resultado de iconfig e route,
podemos tentar dizer o que você não está fazendo corretamente.

--
Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
---