Re: 2 swaps!?

Sim, o recurso Swap move as páginas de memória não usadas para o disco,
aumentando
a performance dos programas que serão carregados, ao mesmo tempo
otimizando o
cache/buffer do kernel.

Meu sistema tem 64Mb de RAM e após certo tempo de uso, a swap consome
16MB em
média (usando programas de usuário).

É interessante carregar diversos programas, executar o utilitário de
monitoração xsysinfo, e "brincar" com o swapoff /dev/partição_swap_ e
e monitorar a descarga do swap para a memória RAM e vice-versa. A
monitoração
do xsysinfo também permite visualizar o uso de recursos de 2 ou mais
partições
swap de forma independente, isso é interessante para a configuração
adequada de
prioridades nas várias swaps e spindles.