Re: Aprendendo

Thiago Volpi Ramos wrote:

> Como vcs perceberam sou iniciante no linux. Instalei ele ( o Debian e o
> Conectiva ) há menos de um mês em casa, e não tenho formação em computadores
> ( estudo medicina na verdade ).

Ehe, e eu História.

> Preciso então de alguma ajuda para:
>
> a. aprender a instalar programas que acabam com .bin ( como o Star Office
> que peguei no site deles ) e tar.gz ( Netscape 6 ),

Bem, os .bin não sei... suponho contudo que sejam um tipo de programas
de instalação a la Windows, e se forem pouco mais há a fazer do que os
correr (atenção: muitos programas para serem executados precisam de
serem antecedidos por './', isto porque se tens um executave no teu
/home/xxxx, por exemplo, e se o PATH ('echo $PATH' para verificar qual)
não contiver '/home/xxxx' - o que é o mais usual e o mais desejável -
quando escreves o nome do programa a shell não o encontra, tens que
anteceder com './' (ex. './staroffice.bin') para dizeres a shell que
esta nessa directoria).

Quanto aos tar.gz, tanto o comando tar com o gzip tem varias opções, mas
o que eu uso normalmente é 'tar -zxvf arquivo.tar.gz' - o z chama logo o
gunzip para descompactar, que devolve um 'ficheiro.tar' de volta, o x
diz ao tar que a acção pretendida é extrair, o v diz para ele despejar
para o monitor o que está a fazer e o f indica qual o arquivo a
descompactar. Se o tar.gz tiver sido bem feito vai-te criar uma
directoria nova que contem a árvore completa do código fonta, a partir
de ai é ler os INSTALL e README mara compilar (usualmente é
'./configure';'make';'make install' para os programas que usam autoconf,
outros é simplesmente 'make all' ou 'make world')

> b. mexer bem com o apt-get,

Aconselhava-te a leres a documentação...
Seja como for eis os comando que eu mais uso (de memória)

$apt-get update		#faz um update de todos os pacotes novos, versões
novas, etc
$apt-get upgrade	#faz um upgrade para novas versões de programas
instalados que já 			tenham novas versões na base de dados obtida pelo
update
$apt-get dist-upgrade	#não só para mudar de versão estável para
instável, serve tb para 			fazeres o mesmo que o upgrade mas instala-te
tb novos pacotes 			considerados importantes, pode substituir programas,
etc.; para ser 			usado com algum cuidado, mais que o update (isto se
estivermos a 			falar da versão instável.
$apt-get install xxxx	#manda vir o pacote xxx e instala-o, podendo
listar conflictos, 			recomendações, etc
$apt-get source xxxx	#manda vir o pacote de código-fonte do programa e
extrai-o numa 			directoria
$apt-cache search xxx	#procura a expressão xxx na base de dados, muito
útil quando não se 			sabe qual o nome do pacote.

Estas são as que usa mais, o apt-get pode ter muitas opções extra, lê o
manual :)

Ahhh, pode ser util colocares algo do género na tua .bashrc/.profile:

alias apti='apt-get install'
alias apts='apt-cache search'

Isto vi na bashrc do Eduardo (edrx) e adaptei de forma a conter comando
muito usuais e tb comandos mais longos que executo muitas vezes (apt-get
source xxxx --compile;dpkg -i --force-overwrite --force-depends xxxx -
este último muito pouco recomendado só o uso no GNU/Hurd).

> c. saber algumas coisas sobre particularidades do diretório do linux. Por
> exemplo, onde instalo o StarOffice. Em /dev? /usr?

Bem, o StarOffice eu instalei-o em /dev/null :)

Ehe, mas agora a sério: primeiro verifica sempre se já existe um deb com
o que queres é muito mais simples.
Se não o esquema aconselhado é este: instala tudo debaixo de /usr/local,
isto porque o /usr/local e tudo o que contem é á parte de qualquer
sistema de pacotes, eles não mexem lá, e além disso dá para controlar
muito melhor.
Neste caso o prefixo de instalação que dás é /usr/local (o que faz com
que o StarOffice crie lá uma directoria, e provavelmente instale os
binários em /usr/local/bin, etc).
Em /dev nunca instales nada, é reservado para arquivos especiais de
sitema que representam undidades de hardware, terminais, etc (mais ou
menos isto), nunca, nunca, nunca lá instales nada (alguns pacotes
instalam lá coisas mas são muito poucos e muito mespecificos, por
exemplo o ALSA porque precisa de ter uma representação da placa de som
em /dev).

> Agradeceria se alguém me indicasse um texto onde eu possa aprender essas
> coisas e outras mais que sejam úteis para um iniciante como eu.

Toda a documentação que encontrares é boa. Acostuma-te a usar o 'info' e
o 'man', bem como o 'zless /usr/share/doc/xxxx/READ.gzME' e 'zless
/usr/share/doc/HOWTO/xxxxxx.HOWTO.gz'

> Se estiver em português é melhor, mas em inglês eu também consigo ler ( vou
> sofrer um pouco mais ).

Acho que já há uma quantidade substancial de documentosem português,
tanto do LDP-BR, como da POLI (em Portugal) e tb clao da Debian, o kov
está sempre a traduzir, bem como o resto do pessoal :)

Espero que tenha ajudado,
um abraço,

fsm

--