Re: sources.list novamente

> Flavio Alberto wrote:

> Como faco para montar um sources.list com este mirror?

-----------------
Entenda como funciona um source.list:

deb ftp://lagoa.dcc.ufrj.br/debian        potato        main contrib
non-free
deb ftp://lagoa.dcc.ufrj.br/debian-non-US potato/non-US main contrib
non-free

O primeiro campo é obrigatório "deb".

A segunda informação é o tipo de protocolo que será usado para pegar os
arquivos, atualmente dois são possíveis "ftp://"; (o mais comum) e
"http://";

A terceira informação é o nome do servidor, pode-se obter uma lista
quase completa no site da Debian. Atualmente o servidor
"lagoa.dcc.ufrj.br" é um dos mais rápidos.

O quarta informação é o diretório que contém a base da árvore da
distribuição "debian" e "debian-non-US" . Nota : devido a problemas com
a lei de segurança nacional dos EUA, certos programas de encriptação não
podem ser exportados dos EUA, portanto, estes são desenvolvidos e
somente distribuídos em outras nações. Este é o motivo de sites
Americanos não possuirem a distribuição "debian-non-US".

A quinta informação é sobre a distribuição que se quer usar. Muitos
sites não fazem mirror de distribuições não estáveis como potato ou
woody. Possíveis valores que este campo pode assumir :
"slink"  (= stable)
"potato"(= frozen)
"woody"  (= unstable)
"slink/non-US"
"potato/non-US"
"woody/non-US"

A sexta informação é quanto ao tipo de pacotes que se deseja. As opções
são "main" "contrib" "non-free" , sendo que "main" são aquelas
distribuições que se adequam perfeitamente ao conceito de free software
da Debian, "contrib" são aqueles que são livres, mas, dependem de
ferramentas não livres (como pacotes feitos com "motif"), e non-free
que, apesar de não causar ônus pelo seu uso, não são programas "free
software".

------------

> abaixo e mais rapido so que nao consigo montar o sources.list com
> ele... ele me da erro de que nao encontra Packages.gz mas ele esta
> la... veja como ficou...
>
> deb ftp://ftp.freesoftware.com/pub/linux/debian/ dists/unstable main
> contrib non-free

correto:
deb ftp://ftp.freesoftware.com/pub/linux/debian/ unstable main contrib
non-free

> deb http://non-US.debian.org/debian-non-US unstable/non-US main
> contrib non-free
>
> eu gostaria de passar o non-US da segunda linha para o mesmo mirror do
> freesoftware... pois ser um servidor bem rapido... mas nao sei como
> fazer isso... alguem poderia me ajudar?

Não vai conseguir, uma vez que o servidor rápido (.com) é Americano e
este não pode fazer mirror da distribuição "debian-non-US"

--
Fernando Fraga e Silva
Undergraduate Student from Mechanical Engineering Department