Re: .deb vs rpms

On Thu, Dec 28, 2000 at 11:04:12AM -0200, Thiago Manoel Raffa Volpi Ramos wrote:
> Me esclareçam uma dúvida: se adotado o apt-get para os rpms, como  fez a
> conectiva, quais as diferenças persistem entre os pacotes debian e os rpms?

Existem várias comparações na Internet, mas o caso que focas do novo
sistema da Conectica é interessante.

Até agora para provar a superioridade dos deb bastava referir o
apt-get install; para quem usa Debian usar um RedHat com igual acesso
á rede (de preferência bom) torna-se um pouco frustrante, tem que se
procurar todos os pacotes e dependências, mandá-los vir, instala-los e
esperar que tudo corra bem. Ora com a utilização do sistema apt para
rpm este argumento já não funciona.

Quanto a mim podemos agora falar no que na verdade torna os debs
superiores: o próprio formato utilizado, e acima de tudo o cuidado
extremo na definição da forma como os pacotes devem ser construidos e
se devem comportar ao serem instalados, configurados e removidos.

Construir um RPM é muito mais fácil do que um deb, mas também muito
mais capaz de criar problemas muito desagradáveis. Os deb têm que
seguir regras estritas de funcionamento que cobrem inúmeros pontos, o
que leva a que contenham mais arquivos de configuração e que estes
sejam mais cimplexos. Eu pessoalmente tive experiências desagradaveis
ao instalar varios rpm: nao ficam onde deviam, sobrepoem arquivos sem
aviso, ficam mal configurados e nao dizem nada, etc. Isto deve-se ao
facto de que enquanto no Debian cada pacote tem um mantenedor oficial
que responde por ele e que o segue e controi os RPM muitas vezes sao
feitos por terceiras pessoas e incorporados na distribuição sem grande
teste. Nem sempre e assim, mas e assim em varios casos.

Por isso e que sou terminantemente contra qualquer tentativa de
uniformização de 'formato binário' para GNU/Linux por via de RPM. É a
vitória do marketing sobre a excelência técnica. Não vai resolver
nenhum problema porque já hoje em dia vários RPM's são *incompativeis*
entre SuSE, Mandrake, RedHat, etc.

Pessoalmente se tal vier a acontecer no GNU/Linux eu vou lutar para
que não aconteça no GNU/Hurd. Neste caso não há razão para adoptar
medidas em nome de uma 'normalização' que não lhe diz respeito.

Pessoalmente continua a achar que a solução ideal seria algo entre o
apt e o sistema de ports dos *BSD, mas isso e outro assunto.

cumprimentos,

fsm

--
Frederico S. Muñoz		GNU	http://www.gnu.org