Placa de video/Monitor/Mouse - deus!

Pessoal,

Estou precisando de uma ajudinha com algumas configuracoes.
Tenho uma placa de video Intel 82810, 2mb, monitor LG StudioWorks 440, mas
nao os consigo configurar no linux. Entrei com os padroes h/v-sync no
manual, mas assim mesmo nao funcionam. (fico apenas com VGA em 800x600, alem
de nao ter a tela inteira exibida no monitor). Como se isso nao bastasse,
meu mouse ps/2 tb nao esta funcionando. Configuro-o corretamente, mas nada.
Nem se mexe. Se a porta nao eh /dev/mouse, qual outra poderia ser?

Agradeco a forca,
Custodio, L. C.
coldwater@uol.com.br