RES: OFFTOPIC: MD5 Checksums

	Olá Clovis,

	Esse sequencial pode ser repetido (às vezes, até dentro de um ano,
segundo me informaram). A intenção é carregar todos os dados para uma tabela
do banco de dados para manter um registro histórico. Eu pensei em utilizar
esse sequencial, mais o código do banco e a data de referência como
identificador. A utilização do checksum não seria mais necessário, mas
utilizando-o, eu poderia efetuar alguns controles de segurança (por exemplo,
se alguém está tentando reimportar um arquivo já importado, com mesmo
checksum, é um erro do operador, mas caso o checksum esteja alterado,
provavelmente existe alguém tentando colocar dados falsos no sistema). Além
disso, eu não sei se a FEBRABAN utiliza esse tipo de recurso, mas seria
interessante se ela me informasse o checksum antes de efetuar a importação,
eu já saberia de antemão se o arquivo foi alterado ou não. Ainda não é
perfeito (afinal quem altera o arquivo original, altera o checksum :), mas
já dificulta um pouco.

André Leão Macedo
DATAPUC - Sistemas
andremac@pucminas.br