OFFTOPIC: MD5 Checksums

	Olá a todos

	Desculpem o OFFTOPIC, mas alguém sabe onde posso achar alguma
documentação sobre o uso de checksums? Estou implementando uma rotina de
baixa bancária em um sistema financeiro, e para efetuar o pagamento de
duplicatas, utilizamos os arquivos enviados por cada banco. É necessário um
controle para impedir a importação do mesmo arquivo duas vezes. Pensei em
armazenar no banco de dados o checksum de cada arquivo (Obs: cada arquivo
contém cerca de 600 linhas de 400 bytes cada). A dúvida é a seguinte: eu sei
que o checksum vai mudar se pelo menos um caracter do arquivo mudar, mas,
qual a probabilidade de dois arquivos com conteúdo diferente terem o mesmo
checksum?

André Leão Macedo
DATAPUC - Sistemas
andremac@pucminas.br