Re: Editor de Textos

On Tue, 19 Dec 2000 18:56:26 -0200
thiago volpi ramos <thiagovr@zaz.com.br> wrote:

> Preciso escrever textos em que porei algumas fórmulas matemáticas e gráficos
> simples, além de precisar formatá-lo eficientemente. Gostaria de usar algo no
> modo texto, e não o StarOffice, por exemplo.
> Vi um texto escrito em La-Tex que tinha tudo que eu preciso nos meus. Esse é
> um bom editor de textos, é o mesmo que o Tex?
> Se alguém tiver informações sobre eles ou algum outro editor similar eu
> agradeço.

Nem TeX nem LaTeX são editores de texto. TeX é um sistema de
formatação de texto, com capacidade de interpretar comandos colocados
no meio do texto. LaTeX só é um conjunto de este tipo de
comandos. Você pode usar qualquer editor de texto (emacs, vi, ...),
mas em qualquer caso vai ter que estudar um pouco como usar
isso. Existem alguns editores de texto (Lyx?) que ajudam, mas acho sem
entender nada não vai funcionar. Também existem bastantes tutoriais na
rede. Para fórmulas matemáticas LaTeX é ótimo; pode incluir qualquer
gráfico enquanto possa transformar este por exemplo em PostScript.

--
Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
---