Re: Seguranca do NFS e NIS

Nao usar NIS/NFS.

Ou entao dar acesso RO para o que for montado por NFS.

Porque alias, se voce usa NIS voce esta confiando sua base de usuarios para
a outra maquina, se voce monta um diretorio via NFS nesta maquina voce esta
assumindo que a base de usuarios eh a mesma para as duas maquinas.

O root tem poder sobre todos os outros usuarios da maquina local, logo, se
a=b e b=c, a=c entende?

O Kernel linux ja implementa internamente papeis, de forma que o poder
onipresente do root podera ser dividido entre varios usuarios, deixando de
existir um usuario que possa tudo... isso eh um dos requisitos para o nivel
de seguranca logo acima doque o Unix alcanca normalmente (eu nunca lembro...
C2?)

O que voce quer e que o usuario root nao possa ter acesso a troca de ID
para outros usuarios da maquina local, com o paradigma atual nao ha como
impedir isso.

Outra solucao eh nao dar a senha de root para ninguem :D

--macan